Páginas


terça-feira, 26 de maio de 2009

Posse do Grêmio Estudantil Fênix - dia 16 de maio de 2009




Para podermos falar em grêmio estudantil é preciso compreender a base sobre a qual tal idéia está edificada, pois não podemos enxergá-la como uma iniciativa isolada, mas sim como uma mudança de paradigma nas relações entre os entes da comunidade escolar.

O pano de fundo do grêmio estudantil é a existência de uma gestão democrática do processo escolar, capaz de pôr em funcionamento “movimentos importantes de participação de alunos, funcionários, professores e pais, atuando diretamente na desconstrução das relações hierárquicas de poder e na ruptura com os processos de exclusão que têm levado ao fortalecimento dos conflitos entre alunos e professores, como fenômeno de resistência. Neste sentido, a democratização do processo de gestão deve garantir, através do exercício permanente de análise e de ações participativas o acesso igualitário às informações a todos os segmentos da comunidade escolar e a aceitação da diversidade de opiniões e interesses”.

Assim, o grêmio estudantil constitui um meio de participação dos alunos na vida escolar, o que favorece a formação para a cidadania, tornando-se um espaço de discussão, criação e tomada de decisão acerca do processo escolar, bem como fortalecendo noções a respeito de direitos, deveres e convivência comunitária. “Por isso, é importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola”.

Vivemos um momento histórico. Estão de parabéns o grupo eleito para a Direção do Grêmio Estudantil Fênix, como também todos os membros da grande família “Estadual”. Nós que fazemos a gestão “Educação e Afeto” temos a honra e a satisfação de vermos mais um sonho concretizado, com a revitalização do nosso Grêmio Estudantil. Vamos trabalhar juntos: gestoras, coordenadoras, docentes e demais funcionários, e todos os estudantes, que mais do que nunca terão vez e voz, através do Janildo, do Marcossuel e de todos os que fazem o Grêmio Estudantil Fênix e que estão sendo empossados nesse momento.








fotos: Grazielle Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!