Páginas


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Em um ano, jovem salta 329 posições e passa em 1º em medicina na Ufal

Além da Federal de AL, Diego foi aprovado por mais 4 públicas. Ele também ocupou o topo da lista da Uncisal.

por G1



Entre as histórias de muitos estudantes que realizaram sonhos no vestibular 2010 está a de Diego Lisboa Araújo, de 19 anos, que mora Maceió, Alagoas. A emoção foi grande para ele em janeiro deste ano, quando viu seu nome ocupar o topo da lista de aprovados em medicina no vestibular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sua favorita entre os vestibulares que prestou.


“Chorei muito na hora. Eu sabia que tinha chances, mas não imaginava que ficaria em 1º lugar no curso”, conta. Na classificação geral da Ufal ele foi o 2º colocado.



Não parou por aí: Diego também ocupou a 1ª posição geral e do curso de medicina do vestibular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a 3ª posição na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o 30º lugar nas listas das Federais de Sergipe (Ufs) e de Pernambuco (Ufpe). Nessas três últimas, informou o jovem, foram posições alcançadas entre os que disputaram vagas em medicina.


“Vou estudar na Ufal porque quero continuar morando em Maceió, além disso, é uma universidade muito conceituada”, disse. Esta foi a segunda vez que o estudante brigou por vagas em vestibulares. Entre 2008 e 2009 ele já havia feito as provas da Ufal e Uncisal, mas não conseguiu classificação suficiente. Na Ufal, conta, ficou em 330º lugar entre os candidatos à medicina no processo seletivo anterior e, na Uncisal, alcançou a 45ª posição.Diego nasceu em Santana do Ipanema, em Alagoas, localizada a cerca de 200 quilômetros da capital. Por iniciativa da família ele se mudou para Maceió há dois anos, com o objetivo de reforçar os estudos.



“Até o segundo ano do ensino médio eu estudei na minha cidade. Eu frequentava escola particular, mas meus pais e eu achamos que poderia encontrar uma que me preparasse melhor para um curso tão concorrido. Eu já queria medicina na época”, conta.



Segredo do sucesso



“Não existe fórmula mágica. É preciso foco e dedicação”, disse Diego, sobre as vitórias alcançadas em 2010. “Eu estudava em cursinho integral no ano passado”. Além disso, quando chegava em casa, à noite, ele ficava mais três horas em cima dos livros. “Essa rotina se repetiu quase todos os dias na maior parte do ano”, disse.


Apenas as tardes e noites do sábado eram reservadas para algum descanso. “Nos domingos eu repassava alguns tópicos que tinha mais dúvidas”. Cerca de dois meses antes dos vestibulares a rotina se intensificou e Diego passou a estudar mais nos fins de semana, em aulas extras do cursinho.


“Não adianta estudar mais uma matéria ou outra, todas são importantes. Não deixei o foco só em exatas ou biológicas porque queria medicina. É importante se preparar muito bem, inclusive, para acompanhar o ritmo da universidade depois”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!