Páginas


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sistema de seleção pelo Enem oferece 126 vagas para Alagoas

Estudantes já podem conferir a nota e se inscrever nas vagas nesta sexta; saiba mais!
O resultado do Exame Nacional de Ensino Médio foi antecipado para a madrugada desta quinta-feira e já pode ser consultado no site do Inep (órgão responsável pelo exame). Cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram o exame e, a partir de amanhã, já podem se candidatar às 47,9 mil vagas, destas, 126 são oferecidas em Alagoas.

No site do Inep, é possível acessar os desempenhos individuais nas provas do Enem de duas maneiras: com o CPF do candidato e a senha contida no Cartão de Confirmação, enviado aos inscritos pelos Correios, ou com o número de inscrição ao exame, mais a senha.

Os candidatos receberão quatro médias diferentes, uma por cada área avaliada no exame. Também estará disponível a média na redação.

Caso o participante não tenha mais a senha solicitada, ele poderá recuperá-la no próprio sistema. Para isso, será necessário informar o CPF, nome completo, unidade federativa e data de nascimento. Também será possível resgatar o número de inscrição.

Inscrições

Nesta sexta-feira começa a primeira etapa de inscrição para as vagas dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que adotaram a nota do Enem no lugar do vestibular.

A página do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já está no ar e tem informações sobre como os estudantes poderão se candidatar às 47,9 mil vagas oferecidas por 51 instituições públicas.

O processo seletivo será realizado em três etapas. O período de inscrição da primeira começará às 6h desta sexta-feira e vai até as 23h59 da quarta-feira (3). O resultado sai na sexta-feira (5). A cada etapa, os candidatos poderão inscrever-se em uma opção de curso e instituição através do seu número de inscrição no Enem e sua senha de acesso.

Analisando as notas dos inscritos e as vagas disponíveis na instituição e no curso, o sistema selecionará os candidatos melhor classificados. Os alunos selecionados pelo sistema terão um prazo para a confirmação da matrícula na instituição. As vagas não ocupadas numa etapa estarão disponíveis na etapa seguinte.

Vagas

Para Alagoas, são oferecidas 126 vagas, todas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, o antigo Cefet. As vagas são para oito cursos - de Design de Interiores, Construção de Edifícios, Hotelaria, Alimentos, Sistemas de Informação, Gestão de Turismo, Gestão Ambiental e Laticínios.

Todos são em Maceió, com excessão de Gestão Ambiental, que é realizado em Marechal Deodoro, e Laticínios, que acontece em Satuba.

Em todos os cursos há vagas de ampla concorrência e também para 'Políticas Afirmativas', que são as destinadas a afrodescendentes, indígenas, egressos de escolas públicas,...

Dessa forma, o candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.

fonte: Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!