Páginas


terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Festa do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes - Penedo/AL

Nessa reta final do ano letivo, nada melhor para aliviar as tensões (ou seja, notas baixas, trabalhos acumulados, recuperação, possibilidade de reprovação...) do que aproveitar a nossa Festa de Bom Jesus. Divirtam-se com cautela e lembrem-se que na próxima semana teremos aula normalmente, com avaliações finais e divulgação de resultados. Segue um texto legal sobre a festa, de autoria da profª. Mônica Costa. E para conferir toda a programação, cliquem no link Festa de Bom Jesus dos Navegantes ou nessa barra que fica do lado direito aqui do blog.






Todos os anos, no segundo final de semana do mês de janeiro, Penedo e grande parte da região do Baixo São Francisco (tanto do lado alagoano, quanto do lado sergipano) param para render homenagens e louvores ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes. Ribeirinhos e visitantes chegam de todas as partes e de vários modos: de canoa, a cavalo, de ônibus ou até mesmo a pé para celebrar o santo protetor dos navegantes e de todos aqueles que acreditam em seus poderes miraculosos.
O ponto alto da celebração, que conta sempre com uma vasta programação, na qual o sagrado e o profano se entrecruzam, é a procissão terrestre e fluvial, com o acompanhamento da exuberante imagem do Bom Jesus, que permanece o restante do ano na Igreja de Santa Cruz, no bairro homônimo.
Antigamente, a procissão saia do convento franciscano de Santa Maria dos Anjos, que abrigava a imagem do Senhor Agonizante, que era então utilizado no cortejo. Porém, com o decorrer dos anos, e após desavenças com os religiosos de São Francisco, os organizadores da festa pediram ao mestre Cesário Procópio dos Mártyres, santeiro muito habilidoso e de grande fama na região, que esculpisse a imagem do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, que vem sendo utilizada até os nossos dias.
Antes da procissão, numa espécie de ritual de preparação, que antecede o grande momento de manifestação de fé, uma série de atividades culturais, artísticas e esportivas é promovida na cidade. Apresentações de bandas de pífano, guerreiro, teatro, corridas de barco, provas de natação animam e divertem os participantes, que se esbaldam nos shows musicais, que acontecem durante as noites de festa, na beira do rio. Na verdade, é como se soubessem que no domingo todos os exageros e pecados podem ser remidos.
Para os visitantes, o momento é de reencontrar pessoas queridas, conhecer as igrejas e sobrados, que fazem parte do rico acervo arquitetônico e histórico da cidade, comprar as bolsas de palha produzidas pelas artesãs do povoado Marituba do Peixe, ou mesmo se refrescar nas águas do rio São Francisco. Em toda parte do centro histórico da cidade, é possível encontrar barracas de comidas típicas e de produtos diversos, bem ao gosto popular.
A celebração ao Bom Jesus é, sem dúvida, um dos momentos de maior expressividade da religiosidade e da cultura do povo penedense. Para os devotos, o momento é de agradecer as graças alcançadas e fazer preces para que todos os anseios espirituais e materiais sejam aplacados. Ainda na igreja, a imagem, fixada numa espécie de embarcação rústica, recebe flores e ricos adornos para ser levada até as águas do velho Chico, onde pescadores e beradeiros estão a sua espera em canoas, barcos e lanchas, que deslizam no rio, enquanto a multidão, embevecida de encanto, acompanha das margens a passagem da comitiva solene.
A festa de Bom Jesus dos Navegantes da cidade de Penedo é isso: uma maravilhosa mistura de fé e diversão, contrição e alegria, que revela a riqueza e a diversidade da cultura popular de um povo que secularmente busca de forma criativa, ao mesmo tempo simples e espetacular, manifestar suas crenças religiosas e preferências profanas, enquanto meio de reafirmação de suas particularidades sociais, religiosas e culturais.

5 comentários:

  1. legal o blog. gostei do texto. parabéns

    ResponderExcluir
  2. mto bem senhorita ., tô gostando d v.....seu texto tá mto bom, Sabes q eu amei o blog , né!
    ah, outra coisa, tá ganhando qnto de comissão na venda das bolsas de palhas , hein?!kkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  3. como vc é espirituosa...rss

    o jorge já entrou como colaborador... kd vc??

    ResponderExcluir
  4. Somos ex-alunas da escola, mas mesmo assim continuamos por dentro de tudo o que acontece. E achamos uma falta de respeito para com toda comumnidade escolar o furto ocorrido no Estadual, a maior escola do estado.ONDE ESTÁ O PODER PÚBLICO QUE NÃO AGE DIANTE DE TODOS OS PRODLEMAS EXISTENTENTES TANTO NO ESTADUAL QUANTO NAS DEMAIS ESCOLAS DO MUNICÍPIO?

    ResponderExcluir
  5. aff eu quero saber como eta festejada antes

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!