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sábado, 3 de janeiro de 2009

Entrevista das gestoras da Escola Comendador Peixoto ao Conexão Penedo (setembro/2008)





1. O que levou vocês a disputa pela direção do Colégio Estadual?

Vale ressaltar de início que, apesar do tradicional nome "Colégio Estadual", devemos nos referir a nossa instituição, como "Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto". Não se trata apenas de darmos a devida valorização a esse penedense ilustre, mas também por uma questão de bom senso, uma vez que o Alcides Andrade é "Colégio Estadual", assim como o Ernani Mero e as demais unidades de ensino da rede estadual.

Nossa candidatura nasceu de um projeto coletivo, construído em parceria com professores e demais funcionários. Nossa intenção é contribuir de forma mais direta na gestão da Escola, promover, orientar e avaliar ações pedagógicas e administrativas voltadas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e da Escola como um todo.

2. Para vocês, qual a importância da Gestão Democrática?

Toda sociedade alagoana está convencida da importância da Gestão Democrática enquanto fundamento para uma Educação Básica de qualidade para todos. A partir da escolha dos gestores, todos os segmentos que integram a comunidade escolar têm a oportunidade de contribuir ativamente nos processos decisórios, que dizem respeito aos rumos que a escola deve seguir. A descentralização do poder, o respeito e a valorização desses importantes agentes são condições indispensáveis para que a escola se converta de fato em um verdadeiro instrumento de mudança social.

3. Quais são os projetos da nova Direção para o Colégio Estadual?

Daremos continuidade às ações bem sucedidas da gestão anterior e procuraremos atender as principais demandas existentes na Escola, a partir das seguintes metas:

- Elevar os indicadores alcançados pela Escola no IDEB;
- Dar condições para o uso adequado dos laboratórios de Ciências e de Informática;
- Organizar e participar de atividades esportivas (Jogos internos, municipais e regionais);
- Requisitar junto aos órgãos competentes e estabelecer parcerias para garantia da ambiência externa da escola (quadra, arborização, iluminação, estacionamento, praça, entre outros);
- Fortalecer o Grêmio Estudantil, bem como os demais órgãos colegiados;
- Reestruturar a Rádio-Escola;
- Fortalecer o envolvimento da família no processo educativo como um todo.

4. Obtivemos a informação que alguns professores fazem abertamente campanha político-partidária no Colégio Estadual. Vocês têm conhecimento disso? Que medidas serão adotadas para coibir essa prática, se realmente ela existe?

Desconhecemos essa informação. Porém, trata-se de um procedimento incompatível com a postura de educadores autônomos e conscientes. Recebemos uma circular ainda no mês de junho de 2008, informando sobre as condições de uso do espaço da Escola na campanha eleitoral do município. O termo de responsabilidade colocado em anexo, dentre outros pontos, determina a proibição da fixação de cartazes, painéis e avisos quando da realização das convenções partidárias. É preciso coibir esse tipo de atitude e, principalmente demonstrar a importância do voto consciente, para que os alunos possam fazer suas escolhas livremente.

5. Vimos no processo eleitoral, algumas chapas sendo apoiadas por pessoas que aspiram cargos eletivos em Penedo. O que vocês acham disso?

Apesar de respeitarmos a liberdade de escolha de cada um e de reconhecermos que atuar na área educacional é também uma ação política, é preciso separar as instâncias educacionais das instâncias político-partidárias. A organização de todo processo eleitoral nas escolas públicas estaduais ficou a cargo das Comissões Escolar, Intermediária e Central, encarregadas de fiscalizar e autuar os casos de condutas inadequadas ao bom andamento do processo eletivo em todas as unidades de ensino. Oficialmente, não foram registrados casos desse tipo na nossa Escola.

6. Qual o conselho que vocês dariam aos professores do município de Penedo que pleiteiam há anos que seja implantada a Gestão Democrática nas escolas do município?

A Gestão Democrática foi aprovada no governo Ronaldo Lessa e trouxe grandes benefícios para a educação no Estado. É preciso superar essa concepção retrograda de que os dirigentes políticos devem indicar os gestores escolares. Numa sociedade que luta pela consolidação do regime democrático, a escola deve assumir um papel de destaque, atuando de forma autônoma. Lutem por ela e avaliem os governos que nela acreditam.

7. Notamos também algumas chapas com um rico material de divulgação. É comum vermos em campanhas para diretores de escolas públicas, essa fatura de material?

Podemos falar exclusivamente das modestas despesas que tivemos com nossa campanha, feita com recursos próprios e com a contribuição de alguns colegas, que acreditaram e abraçaram nossa proposta. Acima de tudo, acreditamos que o eleitor (seja no pleito escolar ou municipal) já não se deixa influenciar por recursos mirabolantes. No momento da decisão, vale a capacidade de cada um e a trajetória construída ao longo do tempo.

8. Vocês pretendem chamar os integrantes das outras chapas para trabalhar em prol do Colégio Estadual?

Todos os integrantes das três chapas que concorreram são professores efetivos da Escola. Nessa condição, eles já fazem parte direta ou indiretamente da gestão escolar. E, acima de rivalidades eleitorais, todos devem colaborar para o bom andamento das ações desenvolvidas.

9. É natural em toda democracia, que alguns optem pelo nome de uma outra chapa que se identifique melhor com as propostas apresentadas e em diversos casos declaram o seu voto abertamente a determinada chapa. Diante disso, gostaríamos de saber qual o tratamento que a gestão dará aos que não foram eleitores da chapa?

Daremos tratamento igualitário a todos. Nós, agora, formamos uma única chapa, que deve trabalhar em prol da Escola Comendador Peixoto.

10. O que vocês acham da descentralização da merenda escolar?

Mais um passo importante rumo a melhoria da nossa educação. Temos oportunidade de escolher o cardápio que será oferecido aos alunos, mais facilidade para aquisição dos produtos, que são mais novos e naturais, sem risco de atrasar ou estragar. Também compramos em nosso comércio, ajudando na circulação de recursos financeiros no município.

11. Estamos às vésperas de uma eleição municipal, e em anos anteriores, o Colégio Estadual promovia debates entre os candidatos. Para esta eleição, a Escola pretende promover novamente esse debate?

Após nossa posse, provavelmente na segunda quinzena de setembro, colocaremos essa sugestão em pauta. Com certeza, o momento exige que a Escola promova tais encontros, que possam contribuir para a divulgação das propostas partidárias, para a escolha dos eleitores e para o fortalecimento do processo democrático.

12. No seu entendimento, o que desmotiva os professores a colocar o seu nome na disputa pelo cargo de Diretor, já que em várias escolas só existia uma única chapa concorrendo às eleições?

Não se pode generalizar. Cada escola possui uma realidade própria que determina as condições para realização do processo eletivo. Porém, sem dúvida, alguns fatores têm contribuído para que muitos profissionais não queiram submeter seus nomes à disputa pelo cargo de gestor, como: o valor da gratificação recebida em face da responsabilidade assumida; o fato de que muitos dos que integram a comunidade escolar não reconhecem sua importância como agente articulador do processo democrático; e o próprio descaso e falta de interesse com as questões relativas ao funcionamento da escola.

13. Notamos que, há certo tempo, os desfiles cívicos de 7 de setembro não estão tendo mais aquele "brilho". O que a equipe gestora pretende fazer para incentivar a sua escola a contribuir para um desfile de mais qualidade?

O desfile de 7 de setembro, dia da "Independência do Brasil", é um marco cultural em nossa cidade. No decorrer dos anos, a Escola Comendador Peixoto tem sido uma das principais atrações do desfile, apesar de muitas dificuldades, como a falta de recursos financeiros e o desinteresse de muitos estudantes e professores, com relação a esse importante momento cívico. Nossa intenção é organizar uma comissão responsável pelo desfile, formada por representantes de todos os segmentos da Escola, que deverá planejar previamente as ações referentes ao "7 de setembro", além de sensibilizar a comunidade escolar no decorrer de todo o ano letivo.

14. Existem vários casos comprovados de confrontos entre os diretores e o pessoal de "apoio". De que forma essa gestão resolverá esse tipo de conflito?

Uma de nossas principais metas é aprimorar as relações interpessoais. A própria forma de posicionamento do gestor tem grande influência na dinâmica escolar, sendo decisivo na garantia do cumprimento dos direitos e deveres. É necessário criarmos um ambiente harmonioso, no qual todos reconheçam sua importância e assumam suas respectivas responsabilidades.

15. Que tipo de ação enérgica será empregada, com relação aos alunos que praticam atos de vandalismo na Escola?

O vandalismo e a violência são problemas graves, enraizados em diferentes camadas sociais. Pretendemos fazer valer nosso Regimento Escolar, que prevê as advertências e sanções cabíveis aos alunos envolvidos em casos de transgressão das normas instituídas.

16. Vocês não acham que se torna inviável o aluno conseguir participar do vestibular da UFAL, pois o ano letivo das escolas estaduais termina só no próximo ano? Como resolver esse impasse?

Nenhum aluno tem sido penalizado pelo fato do calendário escolar não coincidir com o vestibular da UFAL. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio, aprovados no vestibular, são submetidos ao procedimento de reclassificação, sem prejuízos para o ingresso no curso universitário.

17. Vocês não acham que a média 50 faz com que o aluno se acomode nos estudos? Não acham que deveríamos voltar a instituir a média 70?

Essa redução foi uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado, com base em parâmetros como equidade e inclusão. A "média" configura-se como uma ferramenta de mensuração da aprendizagem e não como um limite para o desenvolvimento do aluno. Acima de tudo, acreditamos que o grande estímulo para os estudos deve partir de cada indivíduo, com o apoio da família e da escola.

18. Suas considerações finais!

Nós queremos agradecer a todos pelo importante e fundamental apoio recebido no decorrer da campanha eleitoral para escolha do grupo gestor da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, biênio 2008-2010.

Sem dúvida, vivemos um momento histórico de grande relevância, quando toda comunidade escolar (alunos, pais, professores e demais funcionários) teve oportunidade de manifestar sua vontade por meio de um ato de responsabilidade que não se extingue no voto, uma vez que contamos com a parceria de todos no desenvolvimento das propostas apresentadas no período eleitoral. Nossa intenção é consolidar o processo de gestão compartilhada, meio imprescindível para conciliação das demandas pedagógicas, administrativas e relacionais, garantindo o sucesso do aluno, que é a principal razão de ser da escola.

Queremos estender nossos agradecimentos e congratulações às Comissões Eleitorais Escolar, Intermediária e Central, que de forma imparcial e eficiente conduziram as eleições para diretores das escolas públicas estaduais; bem como, as chapas concorrentes, que demonstraram ética e compromisso, e enriqueceram ainda mais o pleito.

Em suma, venceu a Democracia. Hoje, a Escola Comendador Peixoto tem chapa única, com a missão de proporcionar um ensino de qualidade, uma administração descentralizada e uma convivência harmoniosa, em prol do engrandecimento desta Instituição, que ao longo dos seus 74 anos de existência tem contribuído significativamente para a formação dos jovens penedenses e de localidades próximas.

12 comentários:

  1. essa escola ñ tem que barre a melhor escola de penedo

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  2. nos adoramos essa escola ñ so a escola mais tambem a diretora uma otima pessoa essa escola é de ++++++++ ass. gessica mayafra vanessa e glauciele

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  3. oi sou karla estudo n o estadual e estou adorando, como minhas miga disseram ai essa escola é de maissss ate pq eu estou estudando pela minha primeira vez la, e estou amando estudar laaa bjzzzzz

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  4. O que voces diretores dizem sobre as fotos da gincana dos 3 anos???
    sumiram foi???
    nos que faziamos parte dos 3anos nunca tivemos duvidas de vcs nunca gostaram da gente...
    ainda bem q ja terminamos e nao vamos ter q aturar a nova direçao!!!

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  5. todas as fotos da gincana (inclusive dos terceiros anos) estão a disposição no pc da Direção da Escola ou no album do PICASA. abraços e obrigada pela visita.

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  6. O desfile do dia 7 de setembro foi otimo para todos
    ass:fernanda emanuele edenilza e thais
    turma:6 ano A.

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  7. eu acho que o desepenho das professoras Raqueline, Joseneide e Vanúsia é regular pois na minha turma está faltando muitos professores.

    Wagner, Mikael, Jhonatas, Luiz Fernando.
    6 ano A.

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  8. SAUDADES DA MINHA ESCOLA DO CORAÇÃO!!!!!!!! SINTO FALTA DOS MEUS PROFESSORES QUERIDOS!!! TUDO QUE CONQUISTEI HJ O COLEGIO ESTADUAL TEVE SUA COLABORAÇÃO NAS MINHAS CONQUISTAS

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  9. Oi, me chamo Karol Oliveira. Sugiro que o Blog do Estadual fale um pouco sobre a história do Colégio antes da direção atual. Se já houver algum tópico sobre a minha sugestão, por favor, ignorem-a .

    Ps: Agradeço a atenção.

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  10. boa sugestão Karol. Vamos providenciar um espaço no nosso blog com a rica história da nossa instituição. Obrigada por sua participação.

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  11. Olá estou no estado do Mato Grosso preciso do email desta escola para assuntos de transferência, meu é proftate@hotmail.com

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    1. acredito que você já tenha resolvido seu problema. mas, de qualquer forma, segue nosso e-mail:

      comendadorpeixoto@bol.com.br

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