Páginas


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fundação Casa do Penedo debate importância do negro para o Brasil

Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Faculdade Raimundo Marinho (FRM) e o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), a Fundação Casa do Penedo promove nos dias 18 e 19 deste mês o seminário “A importância do negro em nossa formação”. O evento contará com a participação de professores universitários, estudantes, estudiosos e especialistas da área cultural e de outras afins. O presidente da Casa do Penedo, o médico e historiador Francisco Sales fará a abertura do evento às 19h da quinta-feira (18) no auditório da instituição.

De acordo com Sales, a Casa do Penedo incentiva os trabalhos de educação e preservação das tradições culturais do Brasil. O objetivo do evento, segundo ele, é debater temas voltados ao resgate da identidade negra e explorar palestras sobre o assunto na Semana Nacional da Consciência Negra. Um dos pontos altos do evento é a apresentação pública do projeto Praça dos Orixás, idealizado pela Casa do Penedo. A idéia é criar um espaço público no centro histórico com várias estátuas com de entidades mitológicas representando os orixás. Segundo ele, a iniciativa visa ainda permitir que os adeptos do candomblé tenham um local para cultuar seus deuses, bem como a promoção do desenvolvimento turístico e cultural da região.

O presidente da instituição afirma que a cidade de Penedo apesar de ter a maioria da população da religião católica, conta com considerável número de adeptos das religiões afro. Somente no ano de 2005 foram catalogados 45 terreiros em trabalho realizado pelo historiador, José Maria Tenório. De acordo com Francisco Sales, a Casa sempre foi sensível à discussão da etnohistória e lembrou que seu patrono é afro-descendente. “Importantes trabalhos já foram desenvolvidos ao longo dos últimos 18 anos, a exemplo de seminários com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco”, destacou.

O historiador destaca os trabalhos de escritores alagoanos como Artur Ramos e Abelardo Duarte, autores que se notabilizaram com estudos dirigidos aos negros do Brasil. Consta ainda da programação, que começa às 19h da quinta (18) e se encerra às 21h do dia 19 (sexta-feira) palestras sobre Identidade e Resistência; performance “Eco dos Enhenhos – Zumbi”, exibição do filme Besouro; leitura dramatizada de poesias do livro ‘Maria Molambo”; apresentação dos terreiros e lavagem do pátio da Casa do Penedo; além de degustação da culinária afro; apresentações artísticas e exposição da vestimenta dos Orixás.

Influência negra - A cidade histórica de Penedo reuniu no passado um dos mais populosos centros de negros do Estado. Relatos revelam que muitos dos que contribuíram para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade eram maometanos. Pelo menos é o que consta da publicação do professor Abelardo Duarte sobre Negros e Mulçumanos nas Alagoas. O texto revela que os malês seguiam o islão em suas práticas religiosas, a exemplo da famosa Festa dos Mortos e seus rituais de sacrifícios.

São povos islamizados do Sudão e introduzidos no Brasil com o tráfico de escravos. O ritual se dividia em três partes. Primeiro eles faziam o jejum e as rezas; segundo os sacrifícios de animais, e por fim, os banquetes e as danças. Trajavam nessas ocasiões, segundo o estudioso Melo Morais Filho, uma espécie de alva ou túnica branca tipo “abada” ou “camisu” dos Malês, como o gorro, o boné branco, considerado o “filá” dos mesmos negros muçulmanos.

Serviço:
Dia 18 de Novembro (quinta-feira)
19:00h – Abertura do Seminário
Presidente da Casa do Penedo – Médico e historiador Francisco Alberto Sales. Local Auditório da Casa do Penedo

19:30h – PALESTRA 1
• IDENTIDADE E RESISTENCIA – OS CULTOS RELIGIOSOS DE ORIGEM AFRO NO PENEDO. Proferida por Fernando Gomes, médico e diretor do Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – IHGAL. Local: Auditório Casa do Penedo

20:30h –Debates
• Performance “ECO DOS ENGENHOS - ZUMBI” – Artista Gin Santos / Maceió, Alagoas. Local: Anfiteatro da Casa do Penedo

• Mediador Professor Cláudio Sampaio – Universidade Federal de Alagoas – Penedo/Al. Auditório da Casa do Penedo

21:00h - Exibição do Filme Besouro – Núcleo de Estudos Cine Art Popular – UFAL PENEDO. Local: Anfiteatro Casa do Penedo.

Dia 19 de Novembro (sexta-feira)
08:00h – Palestra 2:
• PERFOMANCE NEGRA – O negro no teatro e na música.

Palestrante: Profª. Nadir Nogueira – Centro Educacional Afro Brasileiro – Universidade Federal de Alagoas / UFAL.
40 Vagas – Auditório - Fundação Casa do Penedo.
09:00h - Palestra 3
• IDENTIDADE E RESISTENCIA – “Quilombos”
Palestrante: Profª. Clara Suassuna – Centro Educacional Afro Brasileiro – Universidade Federal de Alagoas / UFAL.
40 Vagas - Auditório Fundação Casa do Penedo
10:00h – Debates
• Intervenção - Leitura Dramatizada: Poesias do livro “Maria Molambo” – Nine Ribeiro – Ciclo de Teatro Independente - Penedo/Al.
• Mediador Profº. Cláudio Sampaio – Universidade Federal de Alagoas – Penedo/Al.

12:00h – Intervalo para Almoço
14:00h – Palestra 4
• NEGRITUDE E IDENTIDADE ALAGOANA

Palestrante: Prof°. Clébio Araújo – Diretor Educacional da Faculdade Raimundo Marinho / FRM; Vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas / UNEAL.
40 Vagas - Auditório Fundação Casa do Penedo
15:00h – Debates
• Intervenção - Leitura Dramatizada: Poesias do livro “Maria Molambo” – Nine Ribeiro – Ciclo de Teatro Independente - Penedo/Al.
• Mediador Profº. Cláudio Sampaio – Universidade Federal de Alagoas – Penedo/Al.
16:00h – Apresentação do Projeto Praça dos Orixás –Casa do Penedo
Apresentação Artística – Raízes Afro – Maculelê – Penedo/Al.
Local: Casa do Penedo
• Exposição da Vestimenta dos Orixás (Terreiro Pai Fernando) Penedo/Al.
Local – Casa do Penedo.

17:00h – Apresentação dos Terreiros – Lavagem do Pátio da Casa do Penedo.
• Candomblé (Pai Fernando)
• Umbanda (Mãe Julinha)

18:00h – Encerramento das Atividades na CASA DO PENEDO.

19:00h – Palestra 5
• A TEMÁTICA AFRO E A LEI 10.639/03
Palestrante: Prof°. Clébio Araújo – Diretor Educacional da Faculdade Raimundo Marinho / FRM; Vice Reitor da Universidade Estadual de Alagoas / UNEAL.
300 Vagas - Auditório Faculdade Raimundo Marinho. Atividades Extras
• Degustação da Culinária Afro (exposição de pratos e livros de receitas).
Local: Casa do Penedo

20:00h – Roda de debates
• Mediador Profº. Cláudio Sampaio – Universidade Federal de Alagoas – Penedo/Al.

20:40h - Apresentação Artística
• Academia de Capoeira Raízes Afro (MACULELÊ) Penedo/Al.

21:00h - ENCERRAMENTO DO SEMINÁRIO.

por Redação com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!