Páginas


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Focco/AL prepara eleições do Parlamento Jovem em Penedo

Uma comissão formada por integrantes do Fórum de Combate à Corrupção (Focco/AL) reuniu-se em Penedo com representante de escolas públicas e particulares de todos os níveis de ensino na sede da 9ª Coordenaria Regional de Educação (CRE). Em pauta, a eleição dos representantes de alunos (de 16 a 22 anos) de cada entidade de ensino, estudantes que vão compor no município o Parlamento Jovem, projeto da “Caravana de Cidadania”.

A iniciativa do Focco/AL já realizada em União dos Palmares começou a ser articulada nesta quinta-feira, 05, no município situado na região do Baixo São Francisco. A apresentação do coordenador adjunto do Focco/AL, o auditor da Receita Federal Pedro Guido, mostrou a importância da participação da sociedade para o êxito do projeto que será levado para todo o Estado.

Participação e defesa dos serviços e do patrimônio público

“A idéia do Focco é criar na sociedade, sobretudo nos jovens, o interesse pela participação e defesa dos serviços e do patrimônio público”, afirmou Pedro Guido, que integra a comissão junto com representantes da Receita Federal, Controladoria Geral da União (CGU), Instituto Silvio Vianna, Sindicato dos Médicos e Sindicato dos trabalhadores da Educação (Sinteal).

O exercício ativo de cidadania terá como fórum de representação local a formação de grupos municipais, entidades formadas pelo Grupo de Controle Master (GCM) e o Parlamento Jovem. Segundo Pedro Guido, o GCM terá em sua composição professores, coordenadores, diretores, alunos, além de agentes públicos dos níveis municipal, estadual e federal, membros dos conselhos municipais e representantes de instituições da sociedade civil organizada.

Eleição de estudantes para o Parlamento Jovem

Já o Parlamento Jovem será formado por estudantes, eleitos nas escolas públicas e particulares, com seleção posterior dos membros em número equivalente à quantidade de vereadores de cada município. Em Penedo, são dez representantes do povo na Casa Legislativa que também irão orientar o jovem parlamentar, trabaçho em parceria com membros do GCM local e professor da escola de origem.

Para exemplificar a necessidade da participação ativa na discussão e proposição de políticas públicas, o coordenador adjunto do Focco disse que “no dia em que a população conhecer a importância dos conselhos, vai defendê-los como se fossem seus filhos”. Pedro Guido destacou ainda o papel da educação no processo de formação de consciência crítica. “Para que a sociedade tenha poder de discernimento, de entender as coisas, de decidir, é preciso ter conhecimento, senão a pessoa fica ‘patinando’ no mesmo lugar”, afirmou.

Criado em 28 de novembro de 2008, o Focco/AL é uma iniciativa conjunta da sociedade civil e de instituições públicas que, unidas mediante Termo de Compromisso de Cooperação, atuam para facilitar o intercâmbio de informações e de estratégias de prevenção e combate à corrupção, tendo como ferramentas a fiscalização institucional e o controle social do repasse e aplicação de recursos públicos.


por Fernando Vinícius com Assessoria Aqui Acontece


Alunos/Candidatos da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!