Páginas


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Escola Estadual Prof. Pedro Reys ganha novos aliados

pessoal, reproduzimos aqui o texto que nos foi enviada pelo prof. Atiliano da Escola Pedro Reis, localizada em Igreja Nova/AL.

Olá companheiros!

Vejam a matéria que produzir sobre o "SOS PEDRO REYS", para a mídia alagoana.

www.atiliano.com.br
Link: notícias do dia 30/09/2009
NOTÍCIAS DA TERRINHA - 30/09/2009 - (QUARTA-FEIRA)

ESCOLA ESTADUAL PROF. PEDRO REYS GANHA NOVOS ALIADOS

Decidida a dar publicidade ao agravamento dos problemas que se arrastam a anos, na Escola Estadual Professor Pedro Reys em Igreja Nova – AL, a Diretora Sônia, após uma reunião interna com os funcionários da Escola na quinta-feira (10), resolveu em comunhão com os presentes na reunião, desencadear uma série de ações, para tornar público os gravíssimos descasos e como o Governo do Estado de Alagoas vem tratando aquela Unidade de Ensino.

As primeiras atividades foram: Envio de vários documentos relatando a situação da Escola para a 9º CRE e pra SEE; Reuniões com o Secretário de Estado da Educação – Rogério Teófilo, e com o Governador Teotônio Vilela Filho, no último dia 31 de setembro na ocasião da entrega de Sementes de Arroz aos irrigantes, aqui em Igreja Nova. Depois foram dadas entrevistas nas rádios: Triunfo FM, segunda-feira (21), e na Penedo FM, terça-feira (22). Na Quinta-feira (24), foi realizada uma Assembléia Geral na Escola, com Alunos, Pais, Diretores, Professores, Conselho Tutelar, Entidades de Classe, Conselho Escolar e a Comunidade em Geral, onde foram explicados aos mais de 300 presentes, os motivos, pelos quais a Direção estava reunindo na Escola a Comunidade Escolar.

A Diretora Sônia tornou público alguns números interessantes: A Escola tem matriculados - 1551 alunos. Para dar aulas a esses alunos estão lotados na Unidade de Ensino apenas 18 Professores, sendo: 11 com vinte horas; 06 com quarenta horas e; 01 com sessenta horas. Possuímos um quadro de funcionários resumidíssimo com: 06 Serviçais; 02 Merendeiras; 07 Vigias; 05 Agentes Administrativos, e 01 Secretário. Do ano 2003 até o presente foram aposentados 11 Professores, 1 Serviçal, e 1 Agente Administrativo faleceu, não sendo substituído nenhum funcionário. Temos carências nas disciplinas: Sociologia – 17h aulas; Filosofia – 14h aulas; História – 17h aulas; Ciências – 03h aulas; Ensino Religioso – 10h aulas; Língua Portuguesa – 47h aulas; Geografia – 32h aulas; Artes – 29h aulas; Língua Inglesa – 32h aulas; Física – 10h aulas; Química – 22h aulas; Matemática – 46h aulas; Educação Física – 52h aulas, totalizando 331 horas aulas. Para funcionar as 35 turmas normalmente, a Escola necessita de 840 horas, mas só temos 405 horas/aulas, dissse a Diretora.

Desde 2004 até 2008 já se acumularam 7.819 alunos que terminaram o Ensino Médio, mas não podem comprovar suas conclusões de curso, pois a Escola não ofertou neste período a Disciplina Educação Física, logo os históricos Escolares tornam-se sem valor, impossibilitando que os mesmos ingressem numa faculdade ou façam concursos públicos com exigência do Ensino Médio Completo.

Para o ano letivo de 2009, a situação complica-se mais ainda. Temos apenas 1 Professor de Educação Física com 20 horas/aulas, para dar aulas a 1551 alunos. A falta de Professores existe em todas matérias. Apenas para ilustrar, os 3º anos noturnos só estão tendo aulas, em 4 disciplinas: Biologia, Química, História e Inglês. Faltam as matérias: Português, Redação, Matemática, Geografia, Sociologia, Artes e, Educação Física.

80% do alunado da Escola Estadual Prof. Pedro Reys, vem da Zona Rural. Para atender a demanda, apenas da Escola Pedro Reys, já que existem mais duas Escolas Estaduais, são necessárias 24 linhas de ônibus, mas no momento só existem apenas 13, ficando um déficit de 11 linhas. Como os ônibus não são suficientes, muitos alunos passam meses sem vir as aulas, e a maioria deles não mais retornam a Escola.

Segunda-feira (28), a Escola recebeu o jornalista Fernando Vinicius do Jornal Gazeta de Alagoas – Sucursal de Arapiraca, onde foi relatada toda essa situação, que deverá ser veiculada nesta quinta-feira (30).

Continuando as atividades planejadas na Assembléia Geral, a Diretora Sônia foi ao Plenário da Câmara de Vereadores de Igreja Nova – AL, expor os problemas, onde depois de relatar a verdadeira situação da Escola, recebeu a solidariedade e o apoio daquela Conceituada Casa Legislativa, que prometeu unir forças, e retirar uma Comissão entre os Edis, para juntar-se a Comunidade Escolar, a fim de tentar sensibilizar o Governo de Alagoas para resolver esta melindrosa situação.

As próximas atividades a serem desenvolvidas pela Comunidade Escolar, é continuar dando publicidade dasações, juntar documentos e procurar o Sindicato dos Servidores da Educação do Estado de Alagoas (SINTEAL), o Prefeito do Município, o Ministério Público, a Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas, a 9ª CRE, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério da Educação, o Governo do Estado, além de ir até a mídia televisada da capital, para tentarmos levar o problema em rede nacional. Conclui a diretora bastante emocionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!