Páginas


sábado, 24 de setembro de 2011

Nota de esclarecimento

A Direção da Escola Estadual Comendador da Silva Peixoto classifica como abissal e lamentável o caso de agressão ocorrido na última quinta-feira, dia 22 de setembro, quando a mãe de uma aluna entrou na Escola - sob a justificativa de que iria solicitar um documento na Secretaria - e agrediu fisicamente uma estudante.

Mas, mesmo diante desse caso estarrecedor (quando vemos uma MÃE, que deveria ser um pilar da estrutura familiar, cometer um ato tão covarde e deplorável), nós não podemos esmorecer ou mesmo nos deixar levar pelo senso comum da revanche e de incitação da violência.

Não. Violência não se combate com violência.

Sabemos que esse mal encontra-se alastrado em todos os setores da sociedade e são cada vez mais fortes os sentimentos de insegurança e medo em todos nós.

Na verdade, não se trata de um problema apenas da Escola. O que acontece no espaço escolar é um reflexo do que tem sido vivenciado por todos nós nas ruas, nos estabelecimentos comerciais e, por que não, em nossos lares.

Não raro, ouvimos pessoas que condenam a violência. Mas que, ao mesmo tempo, desejam a morte, o espacamento, a exclusão...

Nesse sentido, a Família, a Escola e a sociedade como um todo devem firmar um compromisso ainda mais forte pela paz e pelo diálogo.

A violência (dentro e fora da Escola) precisa ser discutida. Precisamos buscar alternativas de superação desse problema, que não passem pela exclusão, falta de diálogo e desrespeito mútuo.

Estamos abismados com esse ato de selvageria e esperamos que o mesmo sirva como um estopim para o diálogo no interior das famílias, nas salas de aula, nas ruas...



Ainda com relação ao ocorrido, a Escola de forma imediata encaminhou o caso aos setores competentes (Conselho Tutelar e Delegacia de Polícia) para que fossem tomadas as medidas cabíveis. Além disso, o Conselho Escolar deve se reurnir na próxima semana para deliberar a respeito das estudantes envolvidas no caso.

Além disso, já faz parte do plano de ação da Escola a fixação de uma grade, separando o primeiro pavilhão (por onde circulam visitantes e usuários dos serviços da Secretaria) das salas de aula. O que também não deixa de ser lamentável, pois iremos cercear ainda mais a liberdade e o direito de ir e vir de todos.


"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos,
nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."


Martin Luther King

Um comentário:

  1. É lamentável o fato ocorrido em nossa escola. Onde nos vamos parar com tanta violência?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!