Páginas


domingo, 23 de maio de 2010

Educadores do Sertão são capacitados no Geração Saber

por Agência Alagoas Agência Alagoas

Até esta sexta-feira (21), pelo menos 238 educadores da rede pública estadual que atuam no Sertão alagoano serão capacitados nas políticas educacionais do programa Geração Saber. Os seminários, ministrados pela equipe da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), ocorrem nas cidades de Delmiro Gouveia, na Escola Watson Silva e Santana do Ipanema, na Escola Mileno Ferreira, envolvendo profissionais pertencentes à 6ª, 8ª e 11ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Durante toda a semana, os servidores serão capacitados nas políticas educacionais do Programa Geração Saber, o que abrange ações como a elaboração de um referencial curricular estabelecendo as diretrizes a serem trabalhadas em sala de aula e a correção de fluxo para alunos em distorção idade/ ano escolar.

Outras ações de destaque do Geração Saber são o programa para o desenvolvimento do ensino médio para os municípios que não possuem esse módulo e o programa Apoena, que promoverá a formação continuada para os profissionais de educação.

“O Apoena tem como base a necessidade das escolas e, nesse primeiro momento, a prioridade será a formação para profissionais em língua portuguesa e matemática”, adiantou a diretora de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria, Ângela Costa, que também é líder do eixo de políticas educacionais do programa.

Nova visão – Cerca de 1.700 mil educadores já foram capacitados dentro do Programa Geração Saber e na próxima semana novos seminários serão realizados nos municípios de Matriz do Camaragibe, Penedo e União dos Palmares. Ao todo, 13 mil servidores deverão receber treinamento dentro do Programa.

Para a secretária-adjunta de Estado da Educação, Cícera Pinheiro, o Geração Saber representa uma nova forma de pensar a educação em Alagoas, tendo como base a reorganização da Secretaria e a capacitação dos profissionais em educação, além de ações como construção, reforma e ampliação de unidades escolares e melhorias no transporte de alunos.

“Estamos trabalhando a educação de uma forma sistêmica, levando em conta as demandas de nossas escolas, um movimento em todas as esferas que abrange a sede da Secretaria e as 338 unidades da rede estadual de ensino. E, em plena era da informação, estamos capacitando os professores e melhorando a sua capacidade de oferta de conhecimento”, destacou Cícera.

A receptividade do Geração Saber junto aos educadores sertanejos é percebida no entusiasmo de Maria José Vasconcelos, diretora-geral da Escola Cônego José Bulhões, do município de Dois Riachos. Há 27 anos atuando no Estado, ela acredita que um educador capacitado é um profissional valorizado. Pensamento semelhante ao do colega João Evânio, diretor da Escola José Sena Dias, em Piau, distrito de Piranhas.

“O Geração Saber apresenta novas perspectivas para os educadores, com informações compatíveis com a nova prática educacional, uma ação que traz um novo estímulo a todos que atuam na área de educação”, considerou Evânio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!