Páginas


terça-feira, 13 de abril de 2010

Escolas são premiadas pela prevenção de gravidez na adolescência

As jovens alunas alagoanas de 14 a 19 anos estão mais prevenidas quando o assunto é gravidez na adolescência. Tudo por que o Projeto Vale Sonhar, de iniciativa do Instituto Kaplan e da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, reduziu em 40% o índice de gravidez nessa faixa etária. Para valorizar a iniciativa, 400 integrantes envolvidos no projeto são premiados nesta manhã, no auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares.

O programa já está em 98% das escolas de ensino Médio do Estado e o 1º Prêmio Vale Sonhar Alagoas de Prevenção de Gravidez na Adolescência vem redimensionar o bem que o Vale Sonhar está fazendo a estas jovens.

De acordo com o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, a premiação representa um marco nas experiências positivas do projeto realizado em parceria. “É com muita satisfação que verificamos a queda nos índices de gravidez na adolescência entre os alunos da rede pública estadual, os quais serão divulgados na cerimônia de premiação”, declarou.

Teófilo destacou ainda que pretende ampliar o Vale Sonhar nas escolas municipais e reiterou que a responsabilidade deve ser compartilhada entre os envolvidos com a Educação.

Segundo a gerente de Educação Étnicorracial e de Gênero da SEE, Irani da Silva Neves, o prêmio pretende também dar sustentabilidade ao Projeto Vale Sonhar. “O Vale Sonhar objetiva a prevenção de gravidez na adolescência e foi implantado em praticamente toda a rede de Ensino Médio regular de Alagoas. O projeto é pioneiro na proposta de oficinas com jogos educativos, voltados para a motivação do jovem e a prevenção de gravidez por meio da percepção do impacto de um filho não planejado no seu sonho profissional”, informa.

A metodologia do Projeto Vale Sonhar tem possibilitado aos alunos compartilharem seus sonhos profissionais e suas opiniões sobre a gravidez na adolescência. Além disso, permite que os educandos reconheçam situações de risco para a gravidez e se motivem a usar métodos contraceptivos; principalmente, a camisinha, no ato da relação sexual. O Vale Sonhar promove ainda a criação do conceito social — a adolescência não é o melhor momento para se ter um filho.

“A filosofia do Instituto Kaplan não é trabalhar em cima da abstinência e nem adiar a relação sexual. A gente não acredita nessa postura, pois nós não somos mais fortes do que a realidade que esses meninos e meninas vivem hoje. A gente dá um embasamento sobre o assunto para que, se eles resolverem transar, saibam como se prevenir para não contrair uma gravidez ou uma Doença Sexualmente Transmissível ”, explica a educadora sexual e coordenadora do Vale Sonhar em Alagoas, Maria Helena Vilela.

Premiação — Serão premiadas duas CREs e as três escolas que mais se destacaram na aplicação desse projeto. Cada uma delas receberá um notebook.



Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!