Páginas


terça-feira, 30 de março de 2010

Olimpíada de Matemática: Provas da 1ª fase acontecem no dia 8 de junho

Um dos principais objetivos do evento é motivar os alunos a gostarem de matemática


por Agência Alagoas



As provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas serão realizadas no próximo dia 8 de junho, no horário definido pelas escolas participantes. As inscrições desse ano foram encerradas na última sexta-feira (26), mas o total de inscritos em todo o Brasil ainda está sendo processado e deve ser divulgado em breve. Em 2009, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.

Segundo Ricardo Lisboa, técnico do ensino fundamental da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), um dos grandes objetivos da olimpíada é motivar os alunos a gostarem de matemática. “Esta iniciativa é dedicada exclusivamente para as escolas públicas de todo país”, destacou.

Lisboa acrescentou que o evento objetiva também fazer o professor refletir sobre sua prática pedagógica. Ele fez questão de enfatizar que todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e escolas do Estado receberam informações sobre a olimpíada. “A secretaria nunca deixou de dar sua parcela de contribuição para mobilizar escolas, professores e alunos. A organização da olimpíada aqui no Estado é de responsabilidade da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)”, afirmou.

A olimpíada também visa contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica; a identificação de jovens talentos e o ingresso deles nas áreas científicas e tecnológicas. O evento também incentiva o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, e a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas e, por fim, promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

A olimpíada é uma promoção dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC) e conta com a realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Calendário — As provas da 1ª fase acontecem no dia 8 de junho. No dia 22 de junho é a data limite para envio, pelas escolas, da lista e dos cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase. No dia 10 de agosto, será feita a divulgação dos classificados com informação das provas da 2ª Fase. No dia 11 de setembro, às 14h30, serão realizadas as provas da 2ª fase. E finalmente no dia 26 de novembro serão divulgados os nomes dos premiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!