
A P R E S E N T A Ç Ã O
“A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela tem acompanhado a história da humanidade, ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções. Está presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas: ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço”. (Monique A. Nogueira).
Cada vez mais educadores e educadoras tem buscado mecanismos que promovam o interesse e a participação efetiva dos educandos nas atividades escolares, através da criação de estratégias cada vez mais diversificadas, visando o “encantamento” dos estudantes e a viabilização de uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, o desenvolvimento da ação educativa assumiu como finalidade favorecer a aprendizagem dos educandos por meio de atividades prazerosas. O referencial teórico adotado fundamentou-se em SNYDERS (1992) , na concepção de que a escola seja um local de alegrias, e LIBÂNEO (1985) , amparando a idéia de que o ensino e a aprendizagem se construam em relações democráticas, considerando conceitos, pré-conceitos, conhecimentos prévios e realidades vivenciadas.
Baseando-se nessa concepção, nossa proposta é trabalharmos de forma multidisciplinar, a partir do tema gerador “história das manifestações musicais no Brasil”, atendendo as necessidades curriculares distintas e articulando nossas atividades pedagógicas ao Desfile Cívico de Sete de Setembro, momento de grande relevância para a comunidade escolar e para a sociedade penedense como um todo. Assim, sabendo que a musicalização representa um importante elemento de formação do ser humano, objetivamos tornar o ambiente escolar um local cada vez mais propício para práticas divertidas, integradoras e que contribuam efetivamente para formação plena dos educandos. A seguir, apresentamos o roteiro das atividades e o cronograma de trabalho, as principais atribuições dos envolvidos, bem como os procedimentos avaliativos.
em breve, divulgaremos o cronograma de atividades : )
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!