Páginas


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Alunos do “Comendador Peixoto” debatem redução da maioridade penal em Penedo



O Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto, através da professora Vanusia Barbosa Santos, tem feito a sua parte no combate à violência que tem se alastrado assustadoramente na cidade de Penedo contribuído para que o estado de Alagoas fosse considerado em todos os estudos recém-realizados como o mais violento do país.

O projeto desenvolvido pela professora que leciona a disciplina de língua portuguesa envolveu os alunos dos primeiros e terceiros anos do ensino médico noturno da escola e consistiu em três importantes fases. A primeira dela foi simples. Os alunos tiveram apenas que responder se eram contra ou a favor da redução da maioridade penal.

De acordo com a professora Vanusia Barbosa, 90% dos alunos disseram que eram a favor da redução. Ainda segundo a professora, a questão foi tratada com bastante seriedade por toda a comunidade escolar, principalmente por ter sido levada a tona justamente na semana em que menores infratores foram presos e posteriormente liberados em Penedo, mesmo tendo sua culpabilidade comprovada pela justiça.

A segunda fase do projeto foi realizada com a ajuda do Sargento Sabino do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), de membros do Conselho Tutelar de Penedo e de um advogado da cidade. Na oportunidade os convidados apresentaram suas opiniões aos alunos e falaram sobre a importância de se discutir a questão que é bastante polêmica e envolve uma série de fatores jurídicos e morais.

A terceira e última etapa do projeto foi realizada na noite desta quinta-feira, 26 de janeiro, no auditório do Colégio. Desta vez, um júri simulado com direito a advogados, juiz, réu, policiais, escrivã e jurados foi realizado. Coube a uma parte dos alunos a função de acusar e a outra de defender um menor de idade que estava sendo julgado pela prática de diversos crimes. A acusão ganhou, pois os jurados optaram pela condenação do réu.

“Nosso objetivo foi justamente o de saber o que os alunos pensam sobre a questão da redução da maioridade penal. Com a simulação de um julgamento, eles puderam exibir suas teses. Estou orgulhosa dos meus alunos. Acho que conseguimos mostrar com esse projeto algo que vai muito além da redução ou não da maioridade penal, mostramos principalmente que o crime não compensa e que não existe nada melhor do que viver em paz”, declarou a professora.







FONTE: Aqui Acontece

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Língua Portuguesa: preparativos para o júri simulado





Na última sexta-feira, dia 20 de janeiro, a profª. Vanusia (Disciplina: Língua Portuguesa), juntamente com os alunos dos terceiros anos do curso noturno, assistiram a palestra do advogado penedense Sr. Lenisvaldo.

O mesmo falou a respeito dos procedimentos para realização de um julgamento, conforme a legislação brasileira.

Essa atividade faz parte do projeto, que visa envolver os alunos em uma situação de júri simulado. Para que os mesmos compreendam os trâmites legais inerentes a tal procedimento jurídico.

O júri simulado ocorrerá amanhã, dia 26 de janeiro, e contará com a participação de alunos, professores e convidados.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Conselho de Classe Final

Nos dias 19 e 20, 23 e 24 de janeiro ocorreu o Conselho de Classe Final referente às turmas do Ensino Médio da nossa Escola.

Nesse período, as aulas foram reduzidas e os professores puderam analisar o desempenho (quantitativo e qualitativo) dos alunos, com vistas o fechamento do resultado em seus respectivos diários de classe.



Resultado da Gincana Estudantil 2011





“PROJETO EU, MINHA ESCOLA E MINHA CIDADE”


RESULTADO DA GINCANA ESTUDANTIL 2011




1ª COLOCAÇÃO

3º H e 3º J
15 PONTOS


2ª COLOCAÇÃO

1º I, 2º G, 3º A, 3º B, 3º C, 3º D, 3º E, 3º I
13 PONTOS


3ª COLOCAÇÃO

1º A, 1º B, 1º C, 1º E, 1º G, 1º H, 1º M, 2º D, 2º E, 3º G
12 PONTOS


4ª COLOCAÇÃO

7º B, 9º A, 9º B, 9º C, 1º D, 1º F, 1º J,
2º C, 2º F, 2º H, 2º I, 2º K, 3º F
11 PONTOS


5ª COLOCAÇÃO
6º A, 6º B, 7º A, 8º A, 8º B, 8º C, 1º K, 1º L, 1º N, 1º O, 1º P, 1º Q,
2º A, 2º B, 2º J, 2º L, 2º M, 2º N, 2º O, 2º P
10 PONTOS

Parabéns a todos!!!!
Obrigado pela inestimável contribuição!!!!