Páginas


terça-feira, 25 de maio de 2010

Geração Saber promove novas capacitações no interior

Seminários acontecem de segunda a sexta (24 a 28/05) em União dos Palmares, Penedo e Matriz do Camaragibe

Ana Paula Lins

EDUCAÇÃO AL

No período de 24 a 28 de maio, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) vai capacitar mais 238 educadores do interior de Alagoas no programa Geração Saber. Os eventos acontecem simultaneamente em Matriz de Camaragibe (Escola Estadual Maria Antônia de Oliveira Santos), Penedo (Escola Estadual Comendador José Peixoto) e União dos Palmares (auditório da 7ª Coordenadoria Regional de Ensino) e têm como público alvo diretores e equipes pedagógicas da rede estadual.

Na ocasião, serão abordadas as políticas educacionais do Geração Saber para os educadores da 7ª, 9ª e 10ª Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs), o que inclui ações como a elaboração de um referencial curricular estabelecendo as diretrizes a serem trabalhadas em sala de aula e a correção de fluxo para alunos em distorção idade/ ano escolar.

Outras temáticas de destaquem são o programa para o desenvolvimento do ensino médio para os municípios que não possuem esse módulo e o programa Apoena, atividade que promoverá a formação continuada para os profissionais de educação.

O Programa Geração Saber vai mudar a realidade educacional de Alagoas, melhorando a qualidade de aprendizagem dos alunos da rede básica e revertendo os índices educacionais do estado, tendo como base a reorganização da secretaria e a capacitação dos profissionais em educação, além de ações como construção, reforma e ampliação de unidades escolares e melhorias no transporte de alunos.

domingo, 23 de maio de 2010

Inep abre consulta pública sobre projeto de 'Enem' para professores

É possível opinar sobre toda a avaliação. Sistema ficará na internet por 45 dias.

G1


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu nesta quarta-feira (19) consulta pública para subsidiar a construção da matriz de referência para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente em 2011.

A avaliação funcionará nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o professor que fizer a prova poderá usar a nota para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem ao programa. Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil.

A consulta pública ficará no ar, no site do Inep, por 45 dias. As colaborações devem ser feitas a partir de um sistema que lista 16 temas centrais, cada um com uma série de tópicos relacionados às habilidades a serem demonstradas pelos candidatos a professor.

A lista dos temas centrais – e seus tópicos – foi elaborada com base em critérios do que seria um bom professor, apontados pela experiência internacional. Os critérios são comuns a diversos sistemas educacionais com bons resultados, tais como: Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

É possível opinar sobre todo o exame ou apenas sobre algum dos temas propostos. Após o término da coleta de sugestões, o Inep vai elaborar uma matriz que norteará a elaboração de itens para a nova avaliação.

As secretarias que decidirem aderir ao exame terão liberdade para usar a nota para a seleção em fase única ou como primeira fase do processo. A abertura dos concursos também poderá ser feita a qualquer momento dependendo da necessidade de cada rede de ensino. Como o Enem, a prova será anual.

Educadores do Sertão são capacitados no Geração Saber

por Agência Alagoas Agência Alagoas

Até esta sexta-feira (21), pelo menos 238 educadores da rede pública estadual que atuam no Sertão alagoano serão capacitados nas políticas educacionais do programa Geração Saber. Os seminários, ministrados pela equipe da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), ocorrem nas cidades de Delmiro Gouveia, na Escola Watson Silva e Santana do Ipanema, na Escola Mileno Ferreira, envolvendo profissionais pertencentes à 6ª, 8ª e 11ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Durante toda a semana, os servidores serão capacitados nas políticas educacionais do Programa Geração Saber, o que abrange ações como a elaboração de um referencial curricular estabelecendo as diretrizes a serem trabalhadas em sala de aula e a correção de fluxo para alunos em distorção idade/ ano escolar.

Outras ações de destaque do Geração Saber são o programa para o desenvolvimento do ensino médio para os municípios que não possuem esse módulo e o programa Apoena, que promoverá a formação continuada para os profissionais de educação.

“O Apoena tem como base a necessidade das escolas e, nesse primeiro momento, a prioridade será a formação para profissionais em língua portuguesa e matemática”, adiantou a diretora de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria, Ângela Costa, que também é líder do eixo de políticas educacionais do programa.

Nova visão – Cerca de 1.700 mil educadores já foram capacitados dentro do Programa Geração Saber e na próxima semana novos seminários serão realizados nos municípios de Matriz do Camaragibe, Penedo e União dos Palmares. Ao todo, 13 mil servidores deverão receber treinamento dentro do Programa.

Para a secretária-adjunta de Estado da Educação, Cícera Pinheiro, o Geração Saber representa uma nova forma de pensar a educação em Alagoas, tendo como base a reorganização da Secretaria e a capacitação dos profissionais em educação, além de ações como construção, reforma e ampliação de unidades escolares e melhorias no transporte de alunos.

“Estamos trabalhando a educação de uma forma sistêmica, levando em conta as demandas de nossas escolas, um movimento em todas as esferas que abrange a sede da Secretaria e as 338 unidades da rede estadual de ensino. E, em plena era da informação, estamos capacitando os professores e melhorando a sua capacidade de oferta de conhecimento”, destacou Cícera.

A receptividade do Geração Saber junto aos educadores sertanejos é percebida no entusiasmo de Maria José Vasconcelos, diretora-geral da Escola Cônego José Bulhões, do município de Dois Riachos. Há 27 anos atuando no Estado, ela acredita que um educador capacitado é um profissional valorizado. Pensamento semelhante ao do colega João Evânio, diretor da Escola José Sena Dias, em Piau, distrito de Piranhas.

“O Geração Saber apresenta novas perspectivas para os educadores, com informações compatíveis com a nova prática educacional, uma ação que traz um novo estímulo a todos que atuam na área de educação”, considerou Evânio.