Páginas


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sistema de seleção pelo Enem oferece 126 vagas para Alagoas

Estudantes já podem conferir a nota e se inscrever nas vagas nesta sexta; saiba mais!
O resultado do Exame Nacional de Ensino Médio foi antecipado para a madrugada desta quinta-feira e já pode ser consultado no site do Inep (órgão responsável pelo exame). Cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram o exame e, a partir de amanhã, já podem se candidatar às 47,9 mil vagas, destas, 126 são oferecidas em Alagoas.

No site do Inep, é possível acessar os desempenhos individuais nas provas do Enem de duas maneiras: com o CPF do candidato e a senha contida no Cartão de Confirmação, enviado aos inscritos pelos Correios, ou com o número de inscrição ao exame, mais a senha.

Os candidatos receberão quatro médias diferentes, uma por cada área avaliada no exame. Também estará disponível a média na redação.

Caso o participante não tenha mais a senha solicitada, ele poderá recuperá-la no próprio sistema. Para isso, será necessário informar o CPF, nome completo, unidade federativa e data de nascimento. Também será possível resgatar o número de inscrição.

Inscrições

Nesta sexta-feira começa a primeira etapa de inscrição para as vagas dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que adotaram a nota do Enem no lugar do vestibular.

A página do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já está no ar e tem informações sobre como os estudantes poderão se candidatar às 47,9 mil vagas oferecidas por 51 instituições públicas.

O processo seletivo será realizado em três etapas. O período de inscrição da primeira começará às 6h desta sexta-feira e vai até as 23h59 da quarta-feira (3). O resultado sai na sexta-feira (5). A cada etapa, os candidatos poderão inscrever-se em uma opção de curso e instituição através do seu número de inscrição no Enem e sua senha de acesso.

Analisando as notas dos inscritos e as vagas disponíveis na instituição e no curso, o sistema selecionará os candidatos melhor classificados. Os alunos selecionados pelo sistema terão um prazo para a confirmação da matrícula na instituição. As vagas não ocupadas numa etapa estarão disponíveis na etapa seguinte.

Vagas

Para Alagoas, são oferecidas 126 vagas, todas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, o antigo Cefet. As vagas são para oito cursos - de Design de Interiores, Construção de Edifícios, Hotelaria, Alimentos, Sistemas de Informação, Gestão de Turismo, Gestão Ambiental e Laticínios.

Todos são em Maceió, com excessão de Gestão Ambiental, que é realizado em Marechal Deodoro, e Laticínios, que acontece em Satuba.

Em todos os cursos há vagas de ampla concorrência e também para 'Políticas Afirmativas', que são as destinadas a afrodescendentes, indígenas, egressos de escolas públicas,...

Dessa forma, o candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.

fonte: Tudo na Hora

Resultado do Enem já está no site do Inep

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) desde a noite de ontem (27).

A partir de amanhã (29), os participantes do Enem poderão disputar uma das 47,9 mil vagas de 49 universidades e institutos federais que adotaram a prova como fase única de seleção. O processo será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada em três chamadas.

Até o dia 3 de fevereiro, o aluno acessa o site http://sisu.mec.gov.br/, insere o número de inscrição do Enem e seleciona o curso e a instituição em que pretende estudar. As vagas serão distribuídas de acordo com as melhores notas do exame. O participante poderá mudar de opção de curso e de instituição de ensino, mas a escolha anterior deixa de valer.

Em 5 de fevereiro sai o resultado da primeira etapa e os estudantes que forem aprovados terão o período de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados. No dia 15 de fevereiro, começam as inscrições da segunda etapa para preencher as vagas que não foram ocupadas.



fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Relação parcial dos estudantes do Comendador aprovados no Vestibular 2010

Anderson dos Santos Silva – Turismo (UFAL)

Bruno Santos Souza – Engª. de Pesca (UFAL)

Django dos Santos – Administração (FCSAP)

Dorinaldo Ferreira – Zootecnia (UFAL)

Eline Monteiro Calazans – Engª. de Pesca (UFAL)

Fernanda Ferreira de Jesus – Jornalismo (UFAL)

Gustavo dos Santos – Administração (FCSAP)

Idalmir dos Santos – Engª. de Pesca (UFAL)

Isabela Gomes Chagas Pereira – Engª. de Pesca(UFAL)/Direito(FCJAL)

José Erinaldo Correia França – Administração (FCSAP)

Josinete da Silva de Lira – Engª. de Pesca (UFAL)

Livia Camila dos Santos – Engª. de Pesca (UFAL)

Marlane

Michelly Andrade da Silva – Engª. De Pesca (UFAL)

Moisés Felipe da Silva Gomes – Engª. de Pesca (UFAL)

Priscila Calumbi Andrade – Engª. de Pesca (UFAL)

Rosiene Silva Santos – Ciências Biológicas (UFAL)

Samuel Nunes de Oliveira – Engª. de Pesca (UFAL)

Valeria da Cruz Reis – Turismo (UFAL)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Listão dos aprovados na Ufal é divulgado pela Copeve

Fonte: Gazetaweb

Após dias, meses e até anos de estudos, cerca de 28 mil vestibulandos em Maceió e outros 6.077 em Arapiraca ouviram – ou não – seus nomes divulgados na lista de aprovados para ingresso na Universidade Federal de Alagoas. O resultado foi anunciado às 17 horas desta sexta-feira (8), em um palco montado em frente ao Espaço Cultural, no Centro de Maceió.


Para recepcionar devidamente os calouros, os centros acadêmicos de 17 cursos prepararam os tradicionais trotes, com direito a muita tinta, melaço, cabelos e sobrancelhas raspados. A divulgação ocorreu de forma simultânea nas cidades de Arapiraca e Delmiro Gouveia, onde a comemoração fica de responsabilidade dos centros acadêmicos e das prefeituras daqueles municípios.


O curso de Engenharia Civil preparou uma verdadeira mistura contendo tinta, ovos e papeis para ‘mergulhar’ os feras no clima dinâmico do curso. “Nós também vamos entregar um kit contendo camisa e panfletos explicando mais ou menos o que os novos alunos irão encontrar dentro na Engenharia Civil”, explicou a estudante Ana Carolina, do 7º período.


No curso de enfermagem, os integrantes prepararam bebidas dentro das garrafas de soro. “Além de jogarmos tinta e ovos nos alunos, quem passar vai ter que tomar uma dose”, explicou a aluna do 7º período, Karla Michele. A estudante contou que os novos alunos devem esperar um curso com melhor estrutura e uma boa recepção por parte dos veteranos.


O curso de Comunicação Social decidiu inovar, criando uma barraca temática. Os alunos vestiram-se de palhaços e prepararam pistolas com tintas para jogar nos calouros, além de já estarem com os equipamentos para raspar cabelos e sobrancelhas dos feras. Segundo a estudante Mariana Cavalcante, embora o momento agora seja de celebração aos que acabaram de ingressar no curso, é importante que o ex-vestibulando tome consciência de que irá passar por uma outra etapa de sua vida.


“Apesar da alegria e do entusiasmo da calourada, eles devem estar cientes de que agora terão de ter um outro tipo de responsabilidade. A Universidade não é como no Ensino Médio. Há diversos problemas e diversas dificuldades que deverão ser enfrentadas e essas dificuldades nunca foram passadas antes, no período escolar”, atentou.

Dando início à programação, o grupo Zumbi-Caeté começou a batucar às 16 horas, aumentando ainda mais o suspense. Outras duas bandas garantema animação após a leitura dos aprovados, embalando a comemoração dos mais novos universitários.

Arapiraca e Sertão

No Campus de Arapiraca, o festejo ocorre na Praça Ceci Cunha e faz parte da I Feira Interdisciplinar, onde os alunos mostram o resultado das atividades desenvolvidas durante os três anos de existência do Campus do Agreste. A concentração começou às 14h.

No Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, a lista dos aprovados no primeiro vestibular da unidade foi divulgada no coreto da praça central da cidade, com a presença de bandas musicais.

Veja aqui o resultado.

Reunião vai discutir inclusão de deficientes nas escolas

Promotor quer fazer cumprir a lei para permitir que pessoas com deficiência estudem.

Vai ser discutido nesta manhã a entrada de pessoas com necessidades especiais nas redes estadual, municipal e particular de Educação. A medida cumpre a lei e possibilita que pessoas com deficiência possam ter a formação escolar disponibilizada aos demais.

A discussão é promovida pelo Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Ela está marcada para começar às 8h30, com várias entidades ligadas ao setor e ainda será aberta ao público.

De acordo com o promotor de Justiça Flávio Gomes da Costa, a reunião é para promover uma solução para o problema, fazendo com que pessoas que tenha algum tipo de deficiência possam ingressar na rede de ensino público ou privado, fazendo cumprir a lei. “A escola que descumprir deve sofrer sanções”, advertiu o promotor.

Também deve participar da reunião o Sindicato das Escolas Particulares, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Associação dos Surdos, Família Down e Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência.

fonte: Tudo na Hora

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia a dia do seu filho na escola

* Cultive o hábito da leitura em sua casa.

* Ajude seu filho a conservar o livro didático. O material servirá para outros alunos futuramente.

* Acompanhe a frequência da criança ou do adolescente às aulas e sua participação nas atividades escolares.

* Visite a escola de seus filhos sempre que puder.

* Observe se as crianças ou adolescentes estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e da saída.

* Verifique a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola.

* Observe a qualidade da merenda escolar.

* Converse com outras mães, pais ou responsáveis sobre o que vocês observam na escola.

* Converse com os professores sobre dificuldades e habilidades do seu filho.

* Peça orientação aos professores e diretores, caso perceba alguma dificuldade no desempenho de seu filho. Procure saber o que fazer para ajudar.

* Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.

* Acompanhe as lições de casa.

* Participe das atividades escolares e compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião.

* Participe do Conselho Escolar.



O jovem no Ensino Médio



Quando o jovem chega ao ensino médio, muitas vezes os responsáveis enfrentam maior dificuldade para acompanhar os filhos no processo escolar, pois os trabalhos exigem domínio de conhecimentos específicos com maior complexidade, além do currículo apresentar maior número de disciplinas. Assim, nesta etapa de desenvolvimento do jovem, os responsáveis podem contribuir para o trabalho pedagógico da escola tomando algumas atitudes, como:

valorizar as atividades escolares como etapa de crescimento intelectual;

valorizar o avanço social do jovem tanto no que se refere à continuidade dos estudos como na compreensão e participação do espaço em que convive;

valorizar o acesso ao mundo do trabalho;

observar e acompanhar a rotina das atividades sociais;

conversar e ouvir com atenção os seus questionamentos, lembrando que nesta etapa de desenvolvimento surgem muitas dúvidas sobre novos temas;

observar o comportamento: hábitos de higiene, sono, tratamento com as pessoas, mudanças de humor e converse com o psicólogo da escola;

alertar sobre as responsabilidades que acompanham a maior autonomia das suas relações;

manter contato com a coordenação da escola para se informar sobre o desempenho desses alunos;

verificar o material escolar utilizado pelo jovem: como estão suas anotações, a organização, capricho, o cuidado com os livros;


acompanhar a frequência às aulas;

buscar informações na escola sobre a participação nas atividades escolares;

participar das atividades propostas pela escola;

desenvolver uma boa parceria entre família e escola, pois esta relação fortalecerá tanto o trabalho dos professores e profissionais que acompanham o dia a dia da juventude, como a orientação desenvolvida pelos responsáveis junto aos jovens;

participar do Conselho Escolar;

participar da Associação de Pais e Mestres

domingo, 3 de janeiro de 2010

Feliz Ano Novo!!!!

Em comemoração ao seu 1º aniversário, o blog do Comendador está de roupa nova, sempre com o objetivo de contribuir para a socialização das informações e notícias relativas a nossa Escola.

Aproveitamos a oportunidadade para desejar a todos que fazem parte da comunidade escolar um ano novo de muita saúde, paz, alegria e de superação das dificuldades existentes!!!!

No decorrer de 2010, o blog do Comendador continuará sendo utilizado como um espaço democrático de veiculação de tudo aquilo que seja de interesse dos estudantes, professores, pais e todos aqueles que fazem parte da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto.