Páginas


sábado, 31 de outubro de 2009

MEC - Inscrições na Plataforma Freire

Encontra-se em andamento a segunda etapa da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica com o início de novas pré-inscrições em cursos de formação inicial para os professores em exercício das escolas públicas do país, por meio da Plataforma Paulo Freire.

É importante convocar todos os professores que não possuem licenciatura ou aqueles que possuem licenciatura fora da sua área de atuação para realizarem sua pré-inscrição.

O prazo final para a realização dessas novas pré-inscrições vai até o dia 30 de novembro de 2009. Oriente seus professores para não deixarem para os últimos dias a realização de suas respectivas pré-inscrições, de modo a evitar contratempos.

Ressaltamos que há cursos em oferta para diversas situações: docentes que não possuem curso de graduação devem se inscrever na 1a Licenciatura; docentes que possuem licenciatura, mas atuam fora de sua área de formação, devem se inscrever na 2a Licenciatura; docentes que possuem formação em nível superior, porém em área distinta da Licenciatura ou Pedagogia devem se in screver em cursos de complementação pedagógica.

A consolidação de uma escola de qualidade se faz, também, com professores qualificados. Oriente, incentive e apóie seus docentes para realizarem sua formação profissional, pois isso é requisito fundamental para se fazer avançar a qualidade da educação básica em cada escola e em cada rede de ensino.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone 0800 61 61 61 ou pelo endereço eletrônico plataformafreire@mec.gov.br. Alertamos para que seja observado o prazo acima indicado.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Escola Estadual Prof. Pedro Reys de Igreja Nova paralisa suas atividades

A Escola Estadual Prof. Pedro Reys de Igreja Nova - AL, paralisou suas
atividades no turno noturno, na última quarta-feira (28), por tempo
indeterminado, pelo motivo da falta de energia elétrica provocada por
um problema técnico que já se arrasta por mais de um ano. A noite
funciona na Unidade Escolar os Ensinos Fundamental e Médio. São mais de
400 alunos sem poder freqüentar a Escola por falta da energia elétrica.
Segundo a Diretora da Escola Prof. Sônia esse blecaute já era
anunciado. “Estar com mais de um ano que agente vem com esse problema.
Já comunicamos a CE (Coordenadoria de Ensino), a SEE (Secretaria de
Educação do Estado), e no último dia 22 a Comissão SOS PEDRO REYS,
entregou nas mãos do Secretário Rogério Teófilo um vasto dossiê,
relatando todos os problemas da Escola, inclusive este da energia, com
foto e tudo. Até quarta-feira vinha funcionando com uma gambiarra. E
esse arranjo foi feito pelo eletricista da Prefeitura, que o Prefeito
Dr. Neiwton mandou. Agora deu problema novamente, estamos sem trabalhar
na Secretaria, os Professores não estão usando nenhum recurso
tecnológico, e os alunos dos turnos diurnos, não estão suportando o
forte calor que faz em nossa cidade e, sobretudo ventiladores e
bebedouros desligados. Infelizmente fomos obrigados a paralisar o turno
da noite. Comuniquei pela milésima vez aos órgãos responsáveis pela
Educação Estadual, e a informação que recebemos é que vão mandar um
técnico. Quando vem, não sei. Estamos esperando. Enquanto eles não vêm
consertar, estamos funcionando precariamente e como Deus quer, só os
turnos matutino e vespertino”. Concluiu a Diretora.

Por:
Prof. Atiliano

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Informações sobre o Simulado 2009 e a Gincana Estudantil

Informações importantes sobre o Simulado 2009 e a Gincana Estudantil

Simulado 2009

1. As inscrições para o Simulado 2009 foram prorrogadas até sábado, dia 31 de outubro.

2. a prova do Simulado 2009 será aplicada no dia 04 de novembro (quarta-feira).

3. os alunos que não estão participando do Projeto devem fazer o simulado para obtenção de nota.

Gincana Estudantil

1. conforme cronograma divulgado anteriormente, a gincana será realizada nos dias 07 e 21 de novembro.

2. sábado, dia 31 de outubro, haverá encontro das equipes com seus respectivos proefssores, nos turnos da manhã e tarde.

3. lembramos que as fontes de pesquisa para estudo estão disponíveis na "xerox" e na coordenação.

Fiquem atentos às novidades e estamos a disposição para o esclarecimento de dúvidas.

Coordenação Pedagógica

Alagoas Terá 11 Pólos para formação de professores

Os municípios de Maceió, Maragogi, São José da Laje, Piranhas, Arapiraca, Penedo, Teotônio vilela, Olho D’Água das Flores, Santana do Ipanema e Pão de Açúcar serão contemplados com Pólos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), projeto do governo federal, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). Com início para 2010, o programa é destinado aos educadores da rede pública estadual que não possuem graduação.
A informação foi repassada na tarde desta terça, 27, na Secretaria Estadual de Educação, durante reunião entre a secretária-adjunta Cícera Pinheiro, com representantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidades Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAL).
O encontro serviu, ainda, para discutir temas relacionados ao quantitativo de vagas para o processo seletivo, a oferta de cursos para os Pólos já pré aprovados, quais as necessidades estruturais e de pessoal de cada Pólo, a plataforma e o consórcio entre as instituições e os municípios. “Nossa equipe técnica fará o levantamento do atual quadro das unidades e vamos elaborar relatório para identificar as necessidades”, garantiu a secretária-adjunta da Educação, Cícera Pinheiro.
A próxima reunião, defina pelos representantes da entidades envolvidas no projeto, acontecerá no dia 10 de novembro, na Secretaria Estadual da Educação. As definições elaboradas durante o próximo encontro serão levadas ao III Congresso Nacional da Universidade Aberta do Brasil, que será realizado em Brasília.
A formação inicial será para professores que ainda não têm formação superior (primeira licenciatura), professores já formados, mas que lecionam em área diferente daquela em que se formaram (segunda licenciatura), e bacharéis sem licenciatura, que necessitam de estudos complementares que os habilitem ao exercício do magistério.

fonte: Secretaria Estadual de Educação de Alagoas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Câmara aprova nível superior para professor de ensino básico

Da Redação*
Em São Paulo
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (21), um projeto de lei que exige nível superior, com licenciatura, dos professores que atuarão na educação básica (educação infantil e ensino fundamental e médio). A matéria, aprovada na forma de substitutivo, será enviada para votação no Senado.

Uma mudança no texto final incorporou destaque do PP que manteve a possibilidade de contratar professores com ensino médio para a educação infantil, onde comprovadamente não existirem formados em nível superior. A regra vale também para as quatro séries iniciais do ensino fundamental.

Originalmente, o substitutivo de Iran Barbosa (PT-SE), pela Comissão de Educação e Cultura, retirava do texto essa necessidade de comprovar a inexistência de formados em nível superior e não previa a possibilidade de contratação de professores com ensino médio para as primeiras séries do fundamental.

Foi retirado do texto final o dispositivo do projeto apensado que permitia ao Ministério da Educação estabelecer nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio como pré-requisito para ingresso em cursos de graduação para formação de docente.

Ajustes à Constituição
A medida aprovada é de autoria da deputada Ângela Amin (PP). No substitutivo, o deputado Iran Barbosa aproveitou ainda ajustes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação necessários após a promulgação da Emenda 53. Um deles define a educação infantil como aquela ministrada até os cinco anos de idade, pois a partir do 6º ano, a criança passa a cursar o primeiro ano do ensino fundamental.

Outro ajuste, com alcance ampliado por emenda do deputado Alberto Fraga (DEM-DF), substitui a expressão "educandos portadores de necessidades especiais" pela expressão "educandos com deficiência" em vários trechos da LDB. A mudança adapta o texto ao termo internacionalmente usado.

* Com informações da Agência Câmara

fonte: Educação UOL

Prova Brasil

Aprovado em SP projeto de reajuste de 25% aos professores mais bem avaliados

A Assembléia Legislativa aprovou na madrugada de hoje, com 48 votos favoráveis a 21 contrários, projeto do governo de São Paulo que prevê reajuste salarial de 25% aos professores da rede estadual mais bem avaliados em uma prova de conhecimentos.

A proposta cria cinco faixas salariais. A cada avanço, o docente terá aumento de 25%. Por ano, até 20% dos docentes em cada patamar terão o reajuste. O número dependerá da disponibilidade orçamentária.

Além da prova, também contará o número de faltas dos docentes e o tempo de permanência na mesma escola. Receberão o aumento os mais bem avaliados nos exames (haverá nota de corte para a ascensão).

O governador José Serra (PSDB), que ainda precisa sancionar a lei, defende que o projeto cria um estímulo aos professores da rede, além de atrair jovens mais bem preparados para o magistério. A qualidade na educação é um dos principais problemas do governo.

Já a oposição afirma que os aumentos previstos beneficiarão poucos professores, o que desestimulará os demais.

Para pleitear o benefício, o professor precisa ficar ao menos três anos em cada patamar. Quem não estiver entre os mais bem avaliados e não receber o aumento seguirá na política regular de reajuste na rede.

Segundo os cálculos do governo, um professor com curso superior poderá chegar a um salário final de R$ 6.270 (242% acima do piso), se conseguir atingir a quinta faixa. Se não conseguir as boas colocações nos exames, chegará a R$ 3.181 (73% acima do valor inicial).

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Projeto DiaSete.comMúsica - 2ª etapa

2ª ETAPA: GINCANA MUSICAL

DATA: DIA SETE DE NOVEMBRO DE 2009
LOCAL: PÁTIO DA ESCOLA
HORÁRIO: A PARTIR DAS 8:00 HS
EQUIPES: GERAÇÃO COCA-COLA / ESPERANÇA VERDE / ELETROMIX / PIONEIROS DA JOVEM GUARDA / BIG FUNK / VERDYX / BADAUÊ

DATA: DIA 14 DE NOVEMBRO DE 2009
LOCAL: PÁTIO DA ESCOLA
HORÁRIO: A PARTIR DAS 8:00 HS
EQUIPES: TUPY GUARANI / ADVENIAT / BATUQUE / FREVO FOLIA / SAMBA DOURADO / CANARINHOS DO NORDESTE / BOSSA NOVA



PROGRAMAÇÃO



1ª TAREFA: APRESENTAÇÕES – cada equipe deve fazer uma exposição oral sobre seu tema, expondo faixas, cartazes, desenhos etc. Não será permitido o uso de vídeos, DVD, DATASHOW; (tempo máximo de 10 (dez) minutos para cada equipe).
PONTUAÇÃO: 20 PONTOS

2ª TAREFA: DANÇA – os grupos deverão apresentar uma coreografia de acordo com seu respectivo estilo musical; (tempo máximo de 10 (dez) minutos para cada equipe).
PONTUAÇÃO: 10 PONTOS

3ª TAREFA: PERGUNTAS E RESPOSTAS – cada grupo terá oportunidade de responder 4 (quatro) questões sobre o tema pesquisado. (tempo máximo de 1 (um) minuto para cada resposta).
PONTUAÇÃO: 20 PONTOS

4ª TAREFA: FESTIVAL DE TALENTOS – cada equipe deve organizar uma apresentação musical, dentro do seu tema. Serão permitidas: apresentações individuais ou grupais, com acompanhamento instrumental ou base eletrônica; interpretações de músicas clássicas de cada época ou composições originais (desde que represente verdadeiramente o movimento musical de cada grupo). Lembramos ainda que a realização de ensaios na Escola só será permitida no período da tarde (segunda a sexta-feira) e nos sábados letivos (manhã e tarde).
PONTUAÇÃO: 50 PONTOS

AVISOS IMPORTANTES

- NÃO SERÁ PERMITIDO NENHUM TIPO DE CONDUTA INADEQUADA, COMO BRIGAS, USO DE BEBIDAS ETC, SOB PENA DE EXCLUSÃO DO ESTUDANTE E/OU DA EQUIPE DAS ATIVIDADES INERENTES AO PROJETO;
- LEMBRAMOS AINDA QUE O RESULTADO DA GINCANA MUSICAL SERÁ SOMADO AO DESEMPENHO DAS EQUIPES NO DESFILE PARA OBTENÇÃO DO RESULTADO FINAL. AINDA COM RELAÇÃO A PONTUAÇÃO, ESCLARECEMOS QUE OS PONTOS PODEM SER ATRIBUÍDOS DE FORMA TOTAL, QUE CORRESPONDE A UM DETERMINADO INSTRUMENTO (EM ABERTO OU REPOSIÇÃO) OU MESMO FRACIONADO, DE ACORDO COM AS ESPECIFICIDADES DE CADA ALUNO/DISCIPLINA.
- Os professores responsáveis devem orientar os grupos na preparação e na execução das tarefas;
- Todos os integrantes das equipes devem estar identificados com a cor do seu grupo (blusa, crachá, boné etc);
- As equipes devem contribuir para o pagamento do serviço de som, bem como do uso e da manutenção do espaço, com o valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).
- Haverá sorteio de brindes;


CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS! VAI SER SHOW!

Candidatos do Enem 2009 podem pedir troca de cidade até esta quarta

Candidatos com problema de distância do local de prova no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 poderão fazer a solicitação de mudança de endereço ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) até a meia-noite desta quarta-feira, 14 de outubro. Participantes guardadores do sábado ou com necessidades especiais que não declararam essa condição no ato da inscrição também poderão pedir mudança.

Pelo http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009/, o inscrito deve selecionar o banner para acompanhamento de inscrições, informando o seu CPF e senha para acessar os seus dados. Será possível conferir os dados cadastrais, alterar endereço de residência fornecido, informar eventuais condições especiais necessárias para a realização da prova e redefinir o município escolhido para realizar a prova do Enem.

Provas
As provas serão aplicadas em 1.829 municípios, nos dias 5 e 6 de dezembro, sábado e domingo. No sábado será aplicada a Prova I, com ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No domingo será aplicada a Prova II, com linguagens, códigos e suas tecnologias, mais a redação, e matemática e suas tecnologias.

Os horários para fazer a prova não foram mudados: no dia 5/12, sábado, o Enem será aplicado das 13h às 17h30, com 4h30 de duração. No dia 6/12, domingo, o horário é das 13h às 18h30. O horário considerado é o horário oficial de Brasília.

Todos os participantes receberão, no endereço apresentado na inscrição, um novo comprovante de inscrição com o local de prova. O Inep enviará, também, para aqueles participantes que informaram seus números de celular, torpedos com informação do novo local de prova.

Outras informações podem ser obtidas no site do Inep.

fonte: UOL EDUCAÇÃO

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

SIMULADO PSS / 2010

Prezados Alunos (as), Professores (as) E comunidade em geral,

Com o intuito de proporcionar o 1º Simulado 2009, nos moldes do PSS / UFAL, a Escola Estadual Comendador Peixoto informa que:

1. O simulado será realizado: 30/10//2009, SEXTA-FEIRA (conforme calendário), nos turnos matutino (07:30 às 11:30), vespertino (13:30 às 15:30) e noturno (18:40 às 22:40).
2. As inscrições podem ser feitas no período de 14 à 21 de outubro de 2009, com o pessoal do Grêmio Estudantil Fênix.
3. Formato: Nos moldes da COPEVE – PSS/UFAL.
4. Aproveitamos para lembrá-los que a pontuação do simulado é EXTRA, inserida na pontuação de 3 disciplinas (de livre escolha) para estudantes, cujas notas estiverem entre as 10% mais altas. Os 5 primeiros colocados por série receberão premiações.
5. Investimento do estudante: R$ 2,00 (dois reais).

Lembramos que este simulado é muito importante para preparação dos nossos alunos para enfrentarem com mais tranquilidade e preparo os desafios de ingresso no ensino superior, sobretudo na Universidade Federal de Alagoas.
Contamos com o apoio de todos e a participação dos alunos.
Atenciosamente,


Penedo/AL, 06 de outubro de 2009.

Direção Coordenação Pedagógica

domingo, 4 de outubro de 2009

Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto: A Estrela Radiosa da Cidade do Penedo







Confira a classificação das escolas no 1º Concurso de Bandas da cidade do Penedo:


1º - Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto (troféu + R$ 2.000,00)


2º - Colégio Freitas Cavalcante (troféu + R$ 1.000,00)

3º - Escola Douglas Apratto Tenório (troféu)

4º - Escola Estadual Alcides Andrade (troféu)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Escola Estadual Prof. Pedro Reys ganha novos aliados

pessoal, reproduzimos aqui o texto que nos foi enviada pelo prof. Atiliano da Escola Pedro Reis, localizada em Igreja Nova/AL.

Olá companheiros!

Vejam a matéria que produzir sobre o "SOS PEDRO REYS", para a mídia alagoana.

www.atiliano.com.br
Link: notícias do dia 30/09/2009
NOTÍCIAS DA TERRINHA - 30/09/2009 - (QUARTA-FEIRA)

ESCOLA ESTADUAL PROF. PEDRO REYS GANHA NOVOS ALIADOS

Decidida a dar publicidade ao agravamento dos problemas que se arrastam a anos, na Escola Estadual Professor Pedro Reys em Igreja Nova – AL, a Diretora Sônia, após uma reunião interna com os funcionários da Escola na quinta-feira (10), resolveu em comunhão com os presentes na reunião, desencadear uma série de ações, para tornar público os gravíssimos descasos e como o Governo do Estado de Alagoas vem tratando aquela Unidade de Ensino.

As primeiras atividades foram: Envio de vários documentos relatando a situação da Escola para a 9º CRE e pra SEE; Reuniões com o Secretário de Estado da Educação – Rogério Teófilo, e com o Governador Teotônio Vilela Filho, no último dia 31 de setembro na ocasião da entrega de Sementes de Arroz aos irrigantes, aqui em Igreja Nova. Depois foram dadas entrevistas nas rádios: Triunfo FM, segunda-feira (21), e na Penedo FM, terça-feira (22). Na Quinta-feira (24), foi realizada uma Assembléia Geral na Escola, com Alunos, Pais, Diretores, Professores, Conselho Tutelar, Entidades de Classe, Conselho Escolar e a Comunidade em Geral, onde foram explicados aos mais de 300 presentes, os motivos, pelos quais a Direção estava reunindo na Escola a Comunidade Escolar.

A Diretora Sônia tornou público alguns números interessantes: A Escola tem matriculados - 1551 alunos. Para dar aulas a esses alunos estão lotados na Unidade de Ensino apenas 18 Professores, sendo: 11 com vinte horas; 06 com quarenta horas e; 01 com sessenta horas. Possuímos um quadro de funcionários resumidíssimo com: 06 Serviçais; 02 Merendeiras; 07 Vigias; 05 Agentes Administrativos, e 01 Secretário. Do ano 2003 até o presente foram aposentados 11 Professores, 1 Serviçal, e 1 Agente Administrativo faleceu, não sendo substituído nenhum funcionário. Temos carências nas disciplinas: Sociologia – 17h aulas; Filosofia – 14h aulas; História – 17h aulas; Ciências – 03h aulas; Ensino Religioso – 10h aulas; Língua Portuguesa – 47h aulas; Geografia – 32h aulas; Artes – 29h aulas; Língua Inglesa – 32h aulas; Física – 10h aulas; Química – 22h aulas; Matemática – 46h aulas; Educação Física – 52h aulas, totalizando 331 horas aulas. Para funcionar as 35 turmas normalmente, a Escola necessita de 840 horas, mas só temos 405 horas/aulas, dissse a Diretora.

Desde 2004 até 2008 já se acumularam 7.819 alunos que terminaram o Ensino Médio, mas não podem comprovar suas conclusões de curso, pois a Escola não ofertou neste período a Disciplina Educação Física, logo os históricos Escolares tornam-se sem valor, impossibilitando que os mesmos ingressem numa faculdade ou façam concursos públicos com exigência do Ensino Médio Completo.

Para o ano letivo de 2009, a situação complica-se mais ainda. Temos apenas 1 Professor de Educação Física com 20 horas/aulas, para dar aulas a 1551 alunos. A falta de Professores existe em todas matérias. Apenas para ilustrar, os 3º anos noturnos só estão tendo aulas, em 4 disciplinas: Biologia, Química, História e Inglês. Faltam as matérias: Português, Redação, Matemática, Geografia, Sociologia, Artes e, Educação Física.

80% do alunado da Escola Estadual Prof. Pedro Reys, vem da Zona Rural. Para atender a demanda, apenas da Escola Pedro Reys, já que existem mais duas Escolas Estaduais, são necessárias 24 linhas de ônibus, mas no momento só existem apenas 13, ficando um déficit de 11 linhas. Como os ônibus não são suficientes, muitos alunos passam meses sem vir as aulas, e a maioria deles não mais retornam a Escola.

Segunda-feira (28), a Escola recebeu o jornalista Fernando Vinicius do Jornal Gazeta de Alagoas – Sucursal de Arapiraca, onde foi relatada toda essa situação, que deverá ser veiculada nesta quinta-feira (30).

Continuando as atividades planejadas na Assembléia Geral, a Diretora Sônia foi ao Plenário da Câmara de Vereadores de Igreja Nova – AL, expor os problemas, onde depois de relatar a verdadeira situação da Escola, recebeu a solidariedade e o apoio daquela Conceituada Casa Legislativa, que prometeu unir forças, e retirar uma Comissão entre os Edis, para juntar-se a Comunidade Escolar, a fim de tentar sensibilizar o Governo de Alagoas para resolver esta melindrosa situação.

As próximas atividades a serem desenvolvidas pela Comunidade Escolar, é continuar dando publicidade dasações, juntar documentos e procurar o Sindicato dos Servidores da Educação do Estado de Alagoas (SINTEAL), o Prefeito do Município, o Ministério Público, a Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas, a 9ª CRE, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério da Educação, o Governo do Estado, além de ir até a mídia televisada da capital, para tentarmos levar o problema em rede nacional. Conclui a diretora bastante emocionada.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MEC divulga na internet provas do Enem 2009 que vazaram; confira as questões

Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 21h40

Após o cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 devido a vazamento de informações, o MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quinta-feira (1º) o modelo da prova que seria aplicado neste fim de semana. Confira os exames:

# Veja a prova de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias (1º dia)

# Veja a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação e matemática e suas tecnologias (2º dia)

# Gabarito

Em pronunciamento, o ministro da Educação Fernando Haddad convidou os estudantes a "aproveitar o tempo e aprimorar seus estudos" e anunciou que os inscritos no exame serão comunicados "pelos meios habituais da nova data e do local das provas".

Segundo Haddad, o governo já tomou providências para apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento.

Vazamento da prova
O Ministério da Educação cancelou o Enem 2009 na madrugada de hoje. A decisão foi tomada MEC após alerta dado por repórteres do jornal 'O Estado de S. Paulo'. Um homem, de acordo com a reportagem, tentou vender uma cópia da prova ao jornal por R$ 500 mil.

fonte: UOL Educação

MEC cancela Enem por suspeita de fraude e estuda remarcar prova em 45 dias

Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 8h03

O Ministério da Educação cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que seria aplicada neste final de semana em todo o país. Há suspeita de fraude e de que o conteúdo da prova tenha vazado.

Segundo reportagem do jornal 'O Estado de S. Paulo', que afirma ter tido acesso à prova que seria aplicada, pessoas avisaram o jornal sobre o vazamento e contaram ter obtido a prova por meio de funcionários do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organizador da avaliação. Um homem, ainda de acordo com a reportagem, tentou vender uma cópia da prova ao jornal por R$ 500 mil.

O MEC estuda remarcar o exame nos próximos 45 dias. Uma segunda versão da avaliação, que já estaria pronta, pode ser utilizada. Uma entrevista coletiva deve ser realizada ainda nesta manhã, para explicar os novos procedimentos com relação ao Enem.

Em entrevista ao telejornal 'Bom Dia Brasil', da Rede Globo, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta manhã que é a primeira vez que um fato como este ocorre com o Enem. "Os indícios de que houve furto de exemplares são fortes. Não nos resta outra alternativa a não ser adiá-la [a prova]", disse.

Mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o exame, que será a única forma de seleção em 24 das 55 universidades federais este ano. O número é recorde, segundo o ministério.

O ministro afirmou que os inscritos no exame permanecem inscritos, e sugere que os estudantes utilizem o tempo até a nova data da aplicação da prova em prol do estudo. "Agora é continuar estudando e esperar pela remarcação do Inep", afirmou.

A prova seria realizada no sábado (3) e no domingo (4), em 10.385 escolas diferentes de 1.826 municípios com, ao todo, 113.857 salas de prova.

O Enem 2009 terá uma redação e quatro provas com 45 questões objetivas, dentro das seguintes áreas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Enem no vestibular
Este ano, o inscrito no Enem terá o direito de participar do vestibular unificado do MEC. Ele poderá optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com o desempenho, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes.

Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

* do UOL Educação