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sábado, 26 de setembro de 2009

Simulado do ENEM 2009

Hoje, os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio da nossa Escola participaram de um simulado do ENEM 2009. Toda organização e aplicação da prova ficou por conta dos professores Valdi, Erivaldo, Cida entre outros.

Parabéns pela iniciativa! trata-se de um momento preparatório muito importante para os alunos que participarão do exame nos próximos dias 03 e 04 de outubro.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Estudantes realizam manifestação durante visita de vice-governador a Penedo

Na visita do vice-governador José Wanderley Neto a Penedo, nesta sexta feira 25, para a solenidade de entrega da ampliação e reforma do Hospital Regional, estudantes do Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto, encabeçado pelo presidente do grêmio estudantil Fênix, Janilton Tavares (19), aluno do 1º ano do Ensino Médio, realizaram uma manifestação com cartazes, faixas e frases de protesto contra a situação do ensino público de Alagoas.

A solenidade que transcorria normalmente no estacionamento da referida unidade hospitalar, foi interrompida com a chegada dos estudantes e alguns professores que exigiam melhorias na qualidade de ensino, contratação de professores e reforma do ginásio de esportes Padre Manoel Vieira, inaugurado no início da década de 80 e que nunca passou por uma reforma.

Ao entrar na instituição, os estudantes foram interceptados por uma enfermeira que solicitou aos manifestantes a compreensão de todos, que ali se tratava de um hospital e que o silêncio era importante para a tranquilidade dos enfermos, fato prontamente atendido pelos manifestantes.

Logo depois, o assessor de comunicação da prefeitura municipal de Penedo, o senhor Paulo Roberto Casado Luz, se reuniu com os estudantes e solicitou que fosse feita uma comissão para ser recebida pelo vice-governador, ao término da solenidade.

O vice-governador José wanderley, depois do encerramento da solenidade, se dirigiu aos estudantes e ouviu as reclamações, recebendo depois das mãos do presidente do grêmio estudantil, uma pauta com as principais reivindicações, se comprometendo que iria conversar com o governador Teotônio Villela e na segunda feira 28, entraria em contato por telefone com Janilton Tavares (presidente do grêmio estudantil). para dar detalhes da conversa com o governador.

Falou também da coincidência do ato, pois, depois da solenidade iria, a convite dos membros do Ministério Público Estadual (MPE) fazer uma visita ao Colégio Estadual Comendador José Peixoto para ver in loco todos os problemas daquela unidade educacional.

Depois do rápido encontro com o vice-governador, os estudantes recolheram as faixas e se retiraram do local, enquanto José Wanderley juntamente com o prefeito Alexandre Toledo e demais autoridades presentes, foram ao coquetel oferecido pela direção do Hospital Regional, que tem a frente o dinâmico dr. Silvio Menezes Tavares.

Da redação
fonte: Conexão Penedo

Participação do Comendador no Desfile em comemoração a Emancipação Política de Alagoas, Maceió/AL, 16/09/2009

Seguindo a tradição, nossa participação no desfile realizado na capital alagoana foi brilhante! porém, é necessário repensarmos os problemas e as condutas inadequadas (que também são recorrentes), com o objetivo de fortalecermos certos valores, como moral, respeito e disciplina, aspectos imprescindíveis para uma convivência harmoniosa, que deve alicerçar todas as nossas práticas dentro e fora da Escola.







fotos: Gildicélia

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Fotos da equipe responsável pelo desenvolvimento do Projeto DiaSete.com Música


Mônica, Eline, Neide, Raqueline, Rafael, Vanusia, Angelusia, Rita, Cida e Gabriel
o missionário e o índio



Professora Angélusia


Neide, Gil, Rafael, Josely e Tereza


Rita e o beijoqueiro


prof. Valdi, ladeado pelas meninas no Frevo


maestro Valter, que junto com o Sr. Rubens, comandam nossa Banda


prof.ª Margareth e balizas mirins


Valquiria, Josely, Rafael, Tereza, Raqueline e Gil

Concurso de Bandas de Fanfarra




Nossa Escola vai participar do concurso. Vamos prestigiá-la!!!!!!!!!!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

MEC libera consulta na internet aos locais de prova do Enem 2009

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta terça-feira (22) os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Os participantes já podem consultar o endereço pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro.

Confira seu local de prova aqui

O inscrito tem à sua disposição três formas de pesquisa: informando o CPF; o número de acompanhamento ou preenchendo seus dados cadastrais (unidade da federação, nome, data de nascimento e nome da mãe). Em seguida, será possível visualizar e imprimir o local de aplicação do exame. Será possível consultar o endereço até o último dia da realização do exame, 4 de outubro.

# Faça o simulado online

# Veja quais federais vão adotar o Enem 2009 no vestibular

Local de prova do Enem por SMS
Além do sistema de consulta, os mais de 4 milhões de participantes que informaram um número de telefone celular ao se inscrever receberão a partir desta terça-feira (23), o número de inscrição e local de prova por SMS. As mensagens serão enviadas por lotes diários de um milhão de torpedos. Até domingo (27), todos as pessoas que informaram o telefone celular terão recebido as informações via SMS. A iniciativa é inédita e amplia as opções de consulta aos pontos de aplicação da prova.

Os participantes também receberão o cartão de confirmação de inscrição pelos Correios. O material contém o local onde será realizado o exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico, e será entregue no endereço indicado no ato da inscrição.

Os cartões começaram a ser enviados nesta segunda (21), e devem ser entregues até a próxima sexta-feira (25). As escolas públicas e privadas de ensino médio receberão, ainda, a listagem com o nome e local de prova de todos os seus alunos concluintes.

O inscrito que necessitar de ajuda para identificar o seu local de realização de prova poderá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161.

Dia do Exame
O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:

# 3/10 (sábado): das 13h às 17h30 - prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.
# 4/10 (domingo): das 13h às 18h30 - prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias.

É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, cartão de confirmação de inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Enem no vestibular
O inscrito no Enem terá ainda o direito de participar do vestibular unificado do MEC. Ele poderá optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com o desempenho, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes.

Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

UOL Educação

sábado, 19 de setembro de 2009

Comendador Peixoto arrasta multidão à festa de São Miguel Arcanjo




Nesta Sexta-Feira(18), a festa do glorioso São Miguel Arcanjo da Comunidade do Camartelo superou a expectativa em termos de público, graças a presença da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto que mais uma vez mostrou através de uma exibição de gala porque é considerado a escola mais popular da nossa cidade. Muita gente esteve presente para prestigiar a escola estadual como todos os anos acontece. No entanto, esse ano a rua das Bananeiras foi pequena para comportar tanta gente.



Por outro lado, a festa teve prosseguimento com o belissimo show musical a cargo de um dos grandes nomes hoje da nossa música, o cantor Léo Marques que levantou a platéia presente com um repertório invejável e sem qualquer tipo de confusão. A programação segue neste Sábado com a tradicional salva de fogos, triduo de louvor, show com banda católica, torneio de futebol, apresentações folclóricas e musical, além da apresentação da Banda fanfarra da Escola Municipal Freitas Cavalcante a “coqueluche do momento” que já fizera uma extrordinária exibição nos festejos da Santa Cruz.



Estão de parabéns os organizadores do evento de modo especial a comunidade que vem prestigiando essa iniciativa da Associação dos Moradores do Camartelo do Meio e Adjacências na pessoa do nosso líder Comunitário Manoel do Bujão, que não tem medido esforços no sentido de propocionar uma grande festa à sua comunidade.

Geraldo José

fonte: Conexão Penedo

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Legislação e o Ensino de Arte na Educação Básica

Segue o texto A LEGISLAÇÃO E O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, elaborado pelo professor de Arte Almir Altasi*. Boa leitura. Vamos comentar...

O ensino de Arte na Educação Básica faz parte da área da Linguagem. Denominada de Comunicação e Expressão passou a integrar com a adoção dos PCN, a área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias1.

Essa linguagem, anteriormente sob a nomenclatura “Educação Artística” (Lei nº. 5692/71), e hoje, denominada “Arte” foi se profissionalizando aos poucos, mas continua sendo alvo de discriminação quanto à sua importância no currículo escolar.

Refletindo sobre a área percebemos o seguinte:

I) antes, os professores que lecionavam Educação Artística/Arte não possuíam formação acadêmica na área; as atividades enfocavam os trabalhos manuais e a prática de eventos em datas comemorativas;

II) na maioria das instituições é uma disciplina que não é exigida nos exames vestibulares para o ingresso em cursos de nível superior, e sua exigência nas provas faz parte dos conhecimentos específicos para as áreas de Licenciatura e Bacharelado em Arte (Artes Plásticas/Visuais, Cênicas, Música e Dança)

III) geralmente, não são adotados livros didáticos para as diversas séries do Ensino Fundamental e Médio na rede pública (Federal, Estadual, Municipal) e privada de ensino. Esta ausência nos leva a questionar se seriam necessárias referências bibliográficas para Arte, se os alunos deveriam desenvolver a leitura sobre a história da arte, e se o livro didático poderá ser uma das ferramentas que poderá contribuir para a valorização dessa disciplina.

Atualmente, uma das ferramentas que já tem ações direcionadas à valorização da Arte na escola, e que poucos tem conhecimento, provém da Legislação na Educação, quando o ensino de Arte passou a ser regulamentado através de Decretos e Leis a partir do final do século XIX, iniciando no governo do General Manoel Deodoro da Fonseca, Chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, quando da “Aprovação ao Regulamento da Instrução Primária e Secundária do Distrito Federal”. Mesmo não configurada com a nomenclatura “Arte” ou “Educação Artística” percebemos na legislação uma relação direta com o que esse texto coloca em evidência, a partir da nomeação às disciplinas “Desenho”, “Música” e “Trabalhos Manuais”.

O Decreto nº. 981, de 8 de novembro de 1890 aprovou o Regulamento da Instrução Primária e Secundária do Distrito Federal, no qual, o ensino das escolas primárias de 1º grau abrangia três cursos: “Desenho”, “Elementos de Música”, “Trabalhos Manuais” e “Trabalhos de Agulha”, sendo estes para os meninos e meninas, respectivamente.

O curso integral de estudos Gymnasio Nacional tinha sete anos, e constavam as disciplinas Desenho e Música; cada estabelecimento deveria ter um professor para cada área e, ao mesmo tempo, eram obrigatórias.

O Decreto nº. 981 também deixava explícito que do primeiro ao quinto ano haveria duas horas de aula tanto para Desenho quanto para Música, e no sexto ano, apenas uma hora para Desenho, assim como, determinava os conteúdos a serem desenvolvidos em cada disciplina.

Entre os conteúdos para Desenho destacavam-se: linhas retas e suas combinações, princípios de desenho de ornato, circunferências, polígonos, rosáceas estreladas, curvas tiradas do reino vegetal, caules, folhas, flores, elementos de perspectiva, desenho de figura, desenho de máquinas simples, de desenho topográfico, desenho do natural, desenho de paisagem.

Para Música constavam cânticos escolares aprendidos de oitiva, conhecimento e leitura de notas, compassos, claves, exercícios de solfejo, cânticos a uníssono e em coro.

Para os Trabalhos Manuais (meninos) deveriam trabalhar com papel, dobrado, figuras geométricas, recortes, trabalhos com fitas, algarismos, cartonagem, caixas, estojos, carteiras, revestidos com desenhos coloridos, trabalhos de madeira, aplainar, serrar, torneados, molduras, exercícios de lima e torno para ferro, serrar, perfurar, aplainar, ajustar, tornear.

Para os Trabalhos de Agulha (meninas) deveriam trabalhar com exercícios froebelianos, dobrado, tecido, trançado, elementos de modelagem, tricot em lã e em linha, crochet, elementos de costura (ponto adeante, ponto atrás, ponto de marca), bainha, serzido, remendos, costura simples (lenços, guardanapos, toalhas, aventais), noções de corte e fabrico de vestidos simples e enxoval de criança, roupas de homem e mulher, e bordado de roupas brancas.

Após setenta anos da aprovação do Decreto nº 981 foi aprovada a Lei nº. 4.024, de 20 de dezembro de 1961, no governo de João Goulart, que fixou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Essa nova lei, no seu Art. 26, Parágrafo único, determinava que “os sistemas de ensino poderão estender a sua duração até seis anos, ampliando, nos dois últimos, os conhecimentos do aluno e iniciando-o em técnicas de artes aplicadas, adequadas ao sexo e à idade”, e mais, no Art. 38, item IV, a organização do ensino de grau médio deveria observar as normas e incluir atividades complementares de iniciação artística.

Esses dois artigos se referem à área da Arte na Lei nº 4.024 que vigorou por dez anos, quando foi aprovada a Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, no governo de Emílio G. Médici, quando percebemos diretamente a nomenclatura da disciplina “Educação Artística”.

Na Lei nº 5.692, no seu Art. 7º, percebemos a obrigatoriedade quanto à inclusão de Educação Moral e Cívica, Educação Física, “Educação Artística” e Programas de Saúde nos currículos plenos dos estabelecimentos de 1º e 2º graus.

A Lei em vigor foi aprovada no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1996, onde consta o “Ensino da Arte”, a relação com o desenvolvimento cultural dos alunos, a indicação quanto a um dos conteúdos a ser abordado na disciplina (Cultura Afro-Brasileira), enfatizando o significado da arte, o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura.

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, determina:

Art. 26.

§ 2º. O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. (Incluído pela Lei nº 10.639, de 9.1.2003)

§ 2º. Os conceitos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira. (Incluído pela Lei nº 10.639, de 9.1.2003 [grifo meu]).

Art. 32.

II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; (grifo meu)

Art. 36. O currículo do ensino médio observará o disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:

I – destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. (grifo meu)

Em muitas instituições de ensino ainda são praticadas as atividades manuais, enquanto que em outras prevalece o estudo referente à História das Artes Plásticas, esquecendo-se, então, das outras linguagens artísticas.

Recentemente, foi publicada uma nova ementa no que se refere à Música no currículo escolar, decretada e sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a saber:

A Ementa: Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. (grifo meu)

Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008

Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

Art. 1o O art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte § 6o:

Art. 26. .........................

§ 6o A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.” (NR)

Art. 3o Os sistemas de ensino terão 3 (três) anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas nos arts. 1o e 2o desta Lei.

Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Percebemos, assim, uma maior atenção sobre essa área na publicação e sanção de Decretos, Ementas e Leis. Porém, é necessário refletir o que é o ensino de música? O que é o ensino das artes plásticas, do teatro e da dança na Educação Básica? E como desenvolver essas linguagens artísticas na escola?

Temos uma questão que não depende apenas de um “Projeto Político Pedagógico” na rede de ensino, mas também, de uma maior seriedade na formação de professores oriundos das universidades públicas e privadas para atuarem na Educação.

Quanto à Arte no currículo escolar percebemos que a Legislação Educacional já contribui para a sua valorização ao incluí-la como obrigatória nas diversas séries da Educação Básica, promovendo assim o desenvolvimento cultural dos alunos, e a inclusão da Cultura Afro-Brasileira junto ao ensino de Música; quanto à sua valorização no cotidiano caberá aos gestores e professores durante a sua prática pedagógica.

REFERÊNCIAS:

•Parâmetros curriculares nacionais : arte / secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

•Linguagens, códigos e suas tecnologias. / Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília : MEC; SEMTEC, 2002. 244 p. [PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais].

•http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf, acesso em 27 de maio de 2009.

•http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/ livro_e_diretrizes/livro/arte/seed_arte_e_book.pdf, acesso em 17/05/2009.

•http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/ 4_1a_Republica/decreto%20981-1890%20reforma%20benjamin%20constant.htm, acesso em 27 de maio de 2009.

•http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/ 6_Nacional_Desenvolvimento/ldb%20lei%20no%204.024,%20de%2020%20de%20dezembro%20de%201961.htmacesso em 27 de maio de 2009.

•http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l5692_71.htm, acesso em 27 de maio de 2009.

•http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm, acesso em 27 de maio de 2009.

• Vocabulário ortográfico da língua portuguesa / Academia Brasileira de Letras. 5.ed. São Paulo: Global, 2009.
_________________

1 Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. v.1. p.167.
__________________

* Almir Altasi é pseudônimo de Almir Tavares da Silva, graduação Licenciatura em Educação Artística, Habilitação em Artes Cênicas, UFPE; Pós-graduando no curso de Especialização “Educação, Arte, Estética e Museus”, Faculdade Pio Décimo/SE; Professor Efetivo na Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (DRE-01: Itabaianinha/SE).

fonte: Arte na Escola

sábado, 12 de setembro de 2009

Cursos ofertados no Campus UFAL - Arapiraca

A distribuição de vagas para candidatos que desejarem concorrer a uma das vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas, Campus UFAL - Arapiraca, está disponível na tabela a seguir:



fonte: COPEVE - UFAL

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ufal abre inscrições para Processo Seletivo 2010

Até o dia 29 de setembro a Universidade Federal de Alagoas está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo Seriado Unificado de 2010, que oferece 4.793 vagas nos 69 cursos de graduação.

Conforme o edital publicado nesta quinta-feira, 10 de setembro, dessas vagas, 3.463 são ofertadas nos 45 cursos do Campus Maceió, 770 vagas para os 16 cursos de Arapiraca e Polos Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa, e 560 vagas para os 8 cursos do Campus do Sertão, que tem este ano o seu primeiro processo seletivo.

O Processo Seletivo Seriado Unificado 2010 será disputado em uma única fase, com provas de múltipla escolha e provas discursivas em todos os anos do Ensino Médio. A taxa de inscrição referente ao Processo Seletivo Seriado é de R$30, e para o PSS Geral, R$90. As provas se realizarão no período de 29 de novembro a 2 de dezembro e o resultado será divulgado em 8 de janeiro de 2010.

Mais informações no Edital disponível no site da Copeve.


ATENÇÃO

Próxima semana, divulgaremos um cronograma para os estudantes dos terceiros anos que desejam fazer suas inscrições no PSS 2010, no Laboratório de Informática da Escola.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O Retorno do Gigante

Sete de setembro de 2009: um dia memorável.

Daqui a cinco, dez anos... quando nos depararmos com as escolas desenvolvendo seus desfiles cívicos, vamos nos lembrar deste dia. Depois de vários anos meio adormecido, o gigante retornou as avenidas do Penedo, enchendo de alegria e orgulho todos aqueles que realmente conhecem a trajetória histórica da nossa Escola.

Não podemos negar: os tempos são outros. A cadência da marcha e o alinhamento militar (resquícios de um outro momento sócio-histórico brasileiro) deram lugar a alegria, a descontração e a miscelânea de cores e ritmos, características de um país democrático, cujo traço cultural mais relevante é a miscigenação.


Estamos todos de parabéns!


Alunos, Professores, Coordenadoras Pedagógicas, Gestoras e demais colaboradores mostraram que com planejamento, organização e união é possível transpor qualquer dificuldade: pensamentos negativos, preconceitos mesquinhos, má vontade, preguiça, desarticulação dos organizadores...

Nosso desfile foi excepcional! Desde o primeiro pelotão, com moças e rapazes vistosos, faixas e estandartes, que anunciavam a passagem do Comendador Peixoto. Inovamos ao colocar o pelotão fardado na primeira parte do desfile, numa declaração explícita de amor e de respeito à Escola.

A Viagem Musical pela História do Brasil, como não poderia deixar de ser, iniciou com a música dos índios, primeiros habitantes da nossa terra. Estudantes caracterizados lembravam a importância da música na cultura indígena.

Logo em seguida, vieram os missionários católicos, responsáveis pela introdução da musicalidade européia no Brasil, como ferramenta de catequização dos nativos. Merecem destaque, o carro com a primeira missa e a alusão aos religiosos franciscanos da cidade do Penedo, que se destacaram no campo musical ainda no período colonial, bem como a singela homenagem feita ao “Mestre Marcelino”, exemplo de luta e perseverança na preservação e propagação da história franciscana.

Legítimo representante do período imperial brasileiro, o Batuque veio repleto da musicalidade africana, “tempero” essencial na fascinante mistura brasileira. Foram evidenciados objetos e fatos que caracterizam o período e o estilo.

Com o advento da República e a necessidade de consolidação da nação brasileira, o momento agora é de evidenciar a rica cultura nordestina através do Frevo, com seus bonecos gigantes, estandartes coloridos, passistas frenéticas, ritmo e cores vibrantes. Impressionou o número de participantes, todos eles dos terceiros anos do noturno, fazendo lembrar o melhor dos grupos carnavalescos pernambucanos.

Representando também a cultura afro-brasileira, tivemos: as Marchinhas Carnavalescas e o Samba, trazendo a malandragem carioca, sambistas, compositores e canções, que caracterizam o famoso “samba dourado”; e a Badauê, simbolizando a musicalidade presente nos rituais religiosos, que encantou o público com suas ‘mães de santo’ estilizadas, repudiando toda e qualquer forma de preconceito.

Priorizando a cultura e a música nordestina, o Forró pede passagem ao som da sanfona, do triângulo e do zabumba. Mestre Luís Gonzaga não poderia faltar, assim como outros ícones responsáveis pela disseminação do forró, que levou um pouco do Nordeste para todo o país.

Chegamos a meados do século XX, é tempo de renovação das esperanças e de reinvenção da cultura brasileira. Em harmonia com o espírito daquela época, a Bossa Nova surge como expressão desse movimento renovador. Tom e Vinícius, dentre outros nomes emblemáticos marcaram presença no nosso desfile, dentro do estilo boêmio que caracterizou o período. Destacamos ainda o conteúdo e o layout dos cartazes.

Nesse mesmo impulso social, político, cultural e musical, já na década de 60, nasce a Jovem Guarda, capitaneada por Roberto Carlos no melhor do estilo iê-iê-iê. Os cartazes e os vestidos de bolinha, dos Pioneiros da Jovem Guarda, fizeram o maior sucesso, principalmente entre aqueles que viveram aquele período, que marcou a música, o comportamento e a moda brasileira.

Porém, ainda na década de 60, as mudanças no cenário político brasileiro, fizeram com que muitos artistas, intelectuais e outros profissionais silenciassem. A inclusão da chamada Música de Protesto nos leva a refletir sobre o papel da arte, e da música especificamente, enquanto ferramenta de contestação. Um número significativo de alunos levou para o desfile de Sete de Setembro lembranças desse período obscuro da história brasileira, com informações sobre compositores e canções, que de forma bastante sutil buscavam romper o lacre da repressão imposto pelos militares.

Da década de 70, período que antecedeu a fase de redemocratização do país, trouxemos o Funk. Estilo musical de origem negra norte-americana, que também preconizou o desencadeamento do processo de globalização cultural, ao qual fomos submetidos. James Brown, um dos principais responsáveis pela evolução desse estilo musical marcou presença na apresentação.

Um lindo banner trazendo a figura de Renato Russo abriu a participação da “Geração Coca-Cola”, que cultuava o Pop Rock, seguindo as tendências culturais marcantes na década de 80, quando os brasileiros se mobilizavam em defesa da democracia. Era necessário cantar as magoas e as desilusões que foram vividas, assim como o amor e a esperança de vivermos dias melhores. Além do líder da Legião Urbana, também foram lembrados nomes como Cazuza, RPM, Barão Vermelho entre outros.

O Axé Music evidencia nossa passagem pela década de 90. Os participantes se esforçaram para demonstrar toda alegria e descontração inerente ao período. As “pequenas” dançarinas deram um show, com todo requebrado que a música baiana inspira.

Fechando nosso desfile, ainda na década de 90, trouxemos a EletroMix. As mudanças decorrentes do desenvolvimento tecnológico chegaram a música, e tudo indica que chegaram para ficar. Ao som da DJ, colocada num carro com sua pick-up os alunos evidenciaram essa tendência marcante, que até hoje nos embala com seus remix maravilhosos e contagiantes.

Nossa BANDA MARCIAL DE FANFARA é um capítulo a parte...











Vale ainda ressaltar alguns problemas, que, no atual contexto, excedem a nossa capacidade de ação, como a distribuição do som durante o desfile e a definição dos horários para passagem de cada escola. Tais fatores nos levam a refletir sobre a possibilidade de redução e adequação do percurso do desfile e a instalação de um sistema de som. Se a idéia é aprimorar a forma de organização do desfile, não tem cabimento que ano após ano nossa Escola tenha que sacrificar sua passagem por conta do atraso dos outros.
Para os desavisados, nosso DiaSete.com Música não para por aqui. Está previsto para o dia sete de novembro (sábado) o fechamento deste grandioso projeto, com uma programação que compreenderá apresentações musicais e dançantes, gincana de perguntas e respostas, exposição de faixas e cartazes etc.

Fica aqui o nosso agradecimento sincero em reconhecimento ao esforço, organização e entusiasmo de todos no decorrer do projeto e, especialmente, no desfile de Sete de Setembro.

Breve, divulgaremos o vídeo e as fotos do desfile. Por enquanto, vejam o vídeo feito pelo Kim. postado no youtube:

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Formação pela Escola

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quer estimular toda a comunidade escolar a contribuir ainda mais com a qualidade na educação. Por isso, criou o FormAção pela Escola, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC).

O FormAção pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas de programas do FNDE.


Uma Formação pela Cidadania


Com o FormAção pela Escola será formada uma rede de cidadãos, voltada para a gestão e o controle social dos recursos públicos destinados à educação e aplicados pelos programas do FNDE em todo o território nacional. Você pode e deve contribuir com essa ação que busca melhorar a qualidade da educação em nosso país.

No momento, estão abertas as incrições para a primeira etapa de formação: "Programa Dinheiro Direto da Escola (PDDE).

Os interessados devem procurar a professora Eline para fazer sua inscrição.

outras informações:
formarpelaescola@fnde.gov.br
(61) 3966 4056 ou 3966 4661

ou pelo Portal do Mec.