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quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Geração Saber


Secretário Rogério Teófilo
foto: Opara News

Diretores gerais e adjuntos, conselheiros escolares, pais, coordenadores pedagógicos e coordenadores Regionais de Educação tiveram oportunidade de conhecer o Programa Geração Saber, nesta segunda-feira (24), nas dependências do SINDSPEM, em Penedo/AL, sede da 9ª Coordenadoria de Ensino. Este programa é desenvolvido por cerca de 250 técnicos da educação estadual. Essa iniciativa é tratada como política de Estado para melhorar os indicadores da Educação em Alagoas e tem despertado a expectativa de dias melhores naqueles que fazem parte do sistema de ensino. Esta ação será realizada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

Este programa objetiva mudar os rumos que colocam o Estado em um patamar desfavorável em relação aos índices educacionais. Esta iniciativa contará com um aporte de cerca de R$ 214 milhões – dos quais cerca de R$ 189 milhões virão do Ministério da Educação e mais R$ 25 milhões do Banco Mundial com apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – a educação do Estado tende a sofrer mudanças consideráveis até o fim de 2010.

“Para alcançar estes objetivos dividimos este programa em cinco linhas de ação, ou seja, Políticas Educacionais, Organização da Estrutura e Funcionamento da SEE, Regime de Colaboração entre Estado e municípios, Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação e a melhoria das condições da rede escolar”, informa a coordenadora Cícera Pinheiro.

Programa – O Programa Geração Saber (antigo Projeto de Cooperação Técnica SEE/MEC/PNUD) é composto por cinco eixos. São eles: Eixo 1 – Política Educacional para o Estado de Alagoas, Eixo 2 – Regime de Colaboração entre o Estado e o conjunto dos seus municípios, Eixo 3 – Organização da Estrutura e do Funcionamento da SEE, Eixo 4 – Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação de Alagoas e o Eixo 5 – Melhoria das condições da rede escolar.

O Programa Geração Saber foi iniciado em forma de projeto desde o segundo semestre de 2008 e visa qualificar o desempenho funcional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e de todo o sistema educacional do Estado, através de um grande programa de ações para cumprir as metas do Pacto pela Educação. Nessa nova fase de execução, ganhou a denominação de Programa Geração Saber, com o qual o governo irá efetivar as diretrizes do pacto.

fonte: SEED/AL

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Incrições para o PSS 2009



Em breve, vamos disponilibilizar um calendário para que os alunos dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio façam sua inscrição no nosso laboratório de informática.

Fiquem atentos!!!

1ª Festa da Independência

a 1ª INDEFEST é uma inciativa do Grêmio Estudantil Fênix, e acontecerá no dia 5 de setembro, a partir das 19 horas, no clube Filarmônica.

O agito ficará por conta do grupo Papo Sério, DJ, apresentações de Grupo de Hip Hop e muito mais...

o ingresso antecipado custa apenas R$ 3,00!

PARTICIPEM!!!!!



INFORMAÇÕES: Diretoria do Grêmio Estudantil Fênix.

Olímpiada Brasileira de Matemática



Hoje estão sendo aplicadas as provas das Olímpiadas Brasileiras de Matemática. Todos devem participar. Os testes estavam previstos para o dia 18, mas foram transferidos por conta da Gripe A.

A Olímpiada de Matemática é promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Justiça determina reabertura do Enem

A Justiça Federal determinou, em caráter liminar, que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sejam reabertas até o dia 28 de agosto.

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro que entendeu que o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) não poderia ter exigido o CPF dos candidatos no ato da inscrição.

No entendimento do MPF, os estudantes menores de idade não são obrigados a ter o documento.

Na decisão, o juiz Bruno Otero Nery diz que "a exigência de apresentação do número de inscrição no CPF/MF pelo estudante do ensino médio para regular participação no Enem (...) revela-se profundamente despida de razoabilidade, ferindo, dessa forma, princípio essencial para o devido exercício da função administrativa".

O texto da decisão segue dizendo que "tendo em vista que os participantes do Enem encontram-se na faixa etária média compreendida entre 15 e 17 anos, na qual não é exigido seu cadastro no Ministério da Fazenda, a título de CPF, (....), a ausência de tal inscrição não pode gerar sanções àquele indivíduo que tem idade naquela faixa etária".

O G1 não conseguiu contatar o Inep, que tem cinco dias para cumprir a decisão a contar do dia 17 de agosto, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Serviço:

Inep – Dúvidas sobre o Enem podem ser tiradas pelo telefone 0800-616161 ou pelo e-mail faleconosco@inep.gov.br

Fonte: G1

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fontes de estudo para o desenvolvimento das atividades (Desfile e Gincana)

ATENÇÃO: clique no link ou copie e cole no seu navegador. Os textos impressos estão disponíveis na Coordenação Pedagógica da Escola.

PERÍODO COLONIAL (1500-1822)

 MÚSICA INDÍGENA


http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_ind%C3%ADgena_brasileira
(MÚSICA ÍNDIGENA BRASILEIRA)

http://www.funai.gov.br/ (ÍNDIOS NO BRASIL – SONS INDÍGENAS)

 MÚSICA CATÓLICA MISSIONÁRIA

http://tv.ufrj.br/anppom/sessao19/marcos_holler.pdf (TEXTO: A MÚSICA NA ATUAÇÃO DOS JESUÍTAS NA AMÉRICA PORTUGUESA. AUTOR: MARCOS HOLLER – UDESC / UNICAMP)

http://www.sescsp.net/sesc/revistas/revistas_link.cfm?Edicao_Id=63&Artigo_ID=363&IDCategoria=621&reftype=2 (EM NOME DE DEUS (E DO REI))

FRAGOSO, Hugo. Penedo assume o rosto franciscano. Mimeo.

SANTOS, M. C. Missionários de letras e virtudes: a pedagogia moral dos franciscanos em Alagoas - sécs. 18 e 19. PPGE/CEDU/UFAL. Maceió/AL, 2007. (Dissertação de Mestrado)

SESC NACIONAL. Programa Sonora Brasil "Mundo Novo": circuito nacional de música. Camerata Athaíde. Espetáculo Virtudes e Promessas. Penedo/AL, jul.,ago., set./2004.


PERÍODO IMPERIAL (1822-1889)


 BATUQUE


http://www.espacoacademico.com.br/050/50clopes.htm (A PRESENÇA AFRICANA NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA)

http://www.geledes.org.br/afrobrasileiros-e-suas-lutas/sons-e-dancas-dos-negros-no-brasil.html (SONS E DANÇAS DOS NEGROS NO BRASIL )

http://letras.terra.com.br/martinho-da-vila/287309/ (MÚSICA: BATUQUE NA COZINHA. INTÉRPRETE: MARTINHO DA VILA. COMPOSIÇÃO: JOÃO MACHADO GUEDES)

http://www.estrelabrasileira3.com.br/mpb_hist%20sampa.html (HISTÓRIA DO SAMBA)



PERÍODO REPUBLICANO (1890-1990)

 FREVO


http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo (FREVO)

http://www.frevo.pe.gov.br/index.html (FREVOS DE PERNAMBUCO)

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=303&textCode=923 (CARNAVAL DE PERNAMBUCO – FREVO)


 MARCHAS CARNAVALESCAS E SAMBA


http://www.casadosamba.com.br/index.php?destino=osamba (CASA DO SAMBA)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba (SAMBA)

http://www.samba-choro.com.br/noticias/arquivo/8172 (LETRAS DE MARCHINHAS DE CARNAVAL)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marchinha_de_Carnaval (MARCHINHA DE CARNAVAL)


 CANDOMBLÉ E UMBANDA


http://www.girasdeumbanda.com.br/INDEX2.ASP (A UMBANDA; O CANDOMBLÉ; PONTOS CANTADOS)

http://www.marciaserena.hpg.ig.com.br/pontos_cantados.htm (PONTOS CANTADOS)

http://www.youtube.com/watch?v=uHlZILXepFQ&feature=player_embedded (DOCUMENTÁRIO “CABOCLOS DE UM BRASIL CABLOCO)

livro: África em nós.



 FORRÓ & BAIÃO


http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3 (FORRÓ)

http://www.mvirtual.com.br/pedagogia/mosaico/cultura_forro.htm (FORRÓ - ORIGEM E MANIFESTAÇÕES ATUAIS)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bai%C3%A3o_(m%C3%BAsica) (BAIÃO – MÚSICA)

http://www.collectors.com.br/CS06/cs06_05a.shtml (BAIÃO)


 BOSSA NOVA


http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova (BOSSA NOVA)

http://www.estadao.com.br/especiais/bossa-nova-50-anos,16739.htm (BOSSA NOVA)


 JOVEM GUARDA


http://www.jovemguarda.com.br/ (JOVEM GUARDA)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jovem_Guarda (JOVEM GUARDA)

 MÚSICA DE PROTESTO

http://www.brasilescola.com/artes/musica-protesto.htm (MÚSICA DE PROTESTO)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Censura_no_Brasil (CENSURA NO BRASIL)

http://www.tvebrasil.com.br/paranaodizer/principal.htm (PRA NÃO DIZER QUE NÃO LEMBREI DAS FLORES)


 FUNK


http://pt.wikipedia.org/wiki/Funk (FUNK)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Funk_carioca (FUNK CARIOCA)

 POP ROCK

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_rock (POP ROCK)

http://www.grupoescolar.com/materia/rock_brasil_-_anos_80.html (ROCK BRASIL - ANOS 80)

 AXÉ MUSIC

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ax%C3%A9_(g%C3%AAnero_musical) (AXÉ)

http://super.abril.com.br/cultura/auge-axe-music-velhos-baianos-446245.shtml (O AUGE DA AXÉ MUSIC: OS VELHOS BAIANOS)


 MÚSICA ELETRÔNICA


http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1990 (DÉCADA DE 1990)

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_Eletr%C3%B4nica (MÚSICA ELETRÔNICA)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:DJs_do_Brasil (DJ’S BRASILEIROS)

domingo, 16 de agosto de 2009

Burocracia toma mais tempo de diretor do que pedagogia

FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S.Paulo

Mais do que salário, violência e espaço físico inadequado, a principal queixa dos diretores da rede municipal de São Paulo é o excesso de burocracia.

A constatação foi feita em pesquisa do Sinesp (sindicato da categoria), que entrevistou em março 373 gestores. Destes, 53% se queixaram que gastam mais tempo com papéis e formulários do que com atividades pedagógicas --reuniões com os professores, por exemplo.

Segundo os dirigentes, o problema é agravado pela falta de funcionários nas escolas. Salário foi apontado por 3% da amostra como um dos principais problemas; 9% citaram violência e insegurança; e 38%, deficiências físicas das escolas.

A pesquisa foi feita para representar os 5.000 diretores e coordenadores pedagógicos do sistema municipal paulistano.

Algumas das atividades não pedagógicas que os diretores fazem são controle de notas fiscais de compras; pagamento de fornecedores; levantamento de informações como férias e adicionais por tempo de serviço dos professores, para serem enviadas à diretoria de ensino.

Sistemas de ensino em outros países decidiram deixar os diretores focados nas atividades pedagógicas, eliminando processos burocráticos, aliado à contratação de funcionários para cuidar especificamente da parte administrativa-financeira. Nova York é um exemplo.

"Reconheço que a carga burocrática para os diretores é muito pesada", disse o secretário municipal da Educação, Alexandre Schneider. "Mas temos diminuído".

A dirigente de uma escola de ensino fundamental na zona sul, que prefere não ser identificada, reclama que qualquer compra exige três orçamentos e, posteriormente, o envio dos documentos a um contador.

"Há ainda sobreposição de pedidos. Preciso mandar a planilha de bens patrimoniais ao setor de bens da secretaria e, depois, ao de compras. Mas são necessários ajustes em cada uma, o que toma tempo", disse. "Quase não dá para conversar com os professores."

"A vida dos dirigentes é um inferno. E isso vale para quase o país todo", afirma Ilona Becskeházy, diretora-executiva da Fundação Lemann, que capacita diretores de redes públicas. Ela sugere que as escolas tenham um diretor pedagógico e outro administrativo.
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O pesquisador Rudá Ricci, consultor do levantamento, calcula que 70% do trabalho do diretor está ligado à burocracia. "Há desconfiança em cima dos diretores e professores. Por isso tantos relatórios." Para ele, o ideal seria que as secretarias se concentrassem em avaliar o rendimento dos alunos.

Essa foi uma das mudanças aplicadas em Nova York, diz a pesquisadora Patrícia Guedes, que analisou, a pedido da Fundação Itaú e do Instituto Braudel, a reforma daquele sistema.

Ao mesmo tempo que passaram a ser cobrados por resultados (diretores que não melhoram suas escolas não ganham bônus e podem até perder o cargo), os dirigentes ganharam autonomia. Podem, por exemplo, contratar seus professores.

Além disso, foram eliminados órgãos equivalente às diretorias regionais de ensino. "Diminuiu muito a papelada."

fonte: Folha Online

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Orientações gerais sobre o Projeto DiaSete.com Música




Tendo em vista as dúvidas e as dificuldades apresentadas por estudantes e professores a respeito do andamento do Projeto DiaSete.com Música, seguem algumas orientações:

1. Os alunos não podem tomar decisões referentes ao desfile sem uma prévia orientação dos professores responsáveis pela equipe. Por isso, a primeira ação deve ser procurá-los e definir os coordenadores (alunos) de cada turma, que, junto com seus professores e colegas são responsáveis pela realização das atividades;

2. Antes de definir as vestimentas, quantidade de participantes e demais recursos a serem utilizados no desfile, é de fundamental importância a realização do trabalho de pesquisa sobre cada período/estilo musical que será apresentado. Um dos critérios de avaliação será a adequação ao tema, ou seja, não adianta uma “super produção” dos integrantes que não tenha relação com o tema;

3. Depois da pesquisa e discussão, professores e alunos irão definir a organização de sua sessão no desfile. Dentro dos critérios estabelecidos, os estudantes podem desfilar caracterizados, com roupas e/ou acessórios relativos ao período e ao estilo, ou mesmo fardados ou com roupas diversas, apresentando, em forma de cartazes, objetos, faixas etc as informações sobre seu respectivo tema. Essa divisão fica a critério de cada equipe.

4. Lembramos que a atribuição de cores/nomes para cada equipe serve para facilitar a organização do desfile e do projeto como um todo. A cor que identifica cada grupo pode estar presente em detalhes, cartazes, faixas etc. A cor não deve ser predominante ao ponto de comprometer a caracterização da equipe. Por exemplo: 'Roberto Carlos' de amarelo ou uma 'mãe de santo' de azul.

5. Como consta no roteiro de trabalho, os alunos-coordenadores, junto com os professores responsáveis por sua equipe devem elaborar a relação dos alunos que realmente estão participando do Projeto, informando o nome e a forma de participação (fardado, caracterizado, integrante da banda, apoio etc). Só será atribuída a pontuação para os alunos relacionados.

6. Os alunos que não participarem dessa etapa (desfile) serão excluídos do projeto e deverão ser submetido a uma avaliação (simulado) para a aquisição dos pontos referentes ao projeto.

7. É permitido incluir convidados no desfile, desde que tenham relação direta com o tema abordado, e que a quantidade mínima de participantes seja respeitada.

8. Como consta no cronograma, no próximo sábado teremos um encontro geral, com as equipes, professores e coordenação do Projeto. O horário será organizado da seguinte forma:
- manhã: equipes formadas por turmas do matutino.
- tarde: equipes formadas por turmas do vespertino.
Obs.: os professores responsáveis pelas equipes formadas por turmas do noturno devem combinar com os alunos o horário mais conveniente para suas respectivas reuniões.

9. Lembramos aos docentes que, por sugestão da Coordenação e consentimento dos professores presentes a reunião de apresentação do Projeto (dia 25/07/2009), optou-se pela confecção de uma blusa para o desfile, conforme modelo apresentado no referido encontro. Os interessados, que ainda não assinaram a lista de confirmação, devem procurar a Coordenação até o dia 15 de agosto.

Mais uma vez, nos colocamos a disposição para o esclarecimento de dúvidas ou sugestões.




Equipe responsável pela coordenação do Projeto DiaSete.com Música

Dia do Estudante

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segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Alunos cubanos são melhores que os brasileiros porque seus professores sabem mais, diz pesquisador dos EUA

Simone Harnik
Em São Paulo

Avaliações internacionais revelam que o desempenho de estudantes cubanos em matemática e linguagem é bastante superior ao dos brasileiros. E, segundo o pesquisador da Universidade de Stanford Martin Carnoy, há uma razão para essa performance diferenciada na ilha de Fidel: lá a qualificação dos docentes é melhor e o envolvimento, maior.

"A causa principal [para Cuba se destacar nas provas] é que os professores têm mais domínio da disciplina e têm uma clara ideia de como ensiná-la", afirmou o pesquisador ao UOL Educação.

Carnoy estudou as diferenças nos sistemas de ensino do Brasil, de Cuba, e do Chile. Os resultados foram sintetizados no livro "A vantagem acadêmica de Cuba", publicado no Brasil pela Ediouro em parceria com a Fundação Lemann. Durante a última semana, o acadêmico ministrou palestras divulgando o trabalho no país.



O pesquisador norte-americano Martin Carnoy, em palestra da Fundação Lemann, na Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), na última quarta-feira (5)


A boa formação do magistério em Cuba é traduzida em alta cobrança aos estudantes - e isso cria um círculo virtuoso, já que os melhores alunos acabam se tornando professores no futuro. "Tudo isso acontece, porque o sistema apoia o professor, ensinando-o a lecionar", diz.

Segundo o norte-americano, no Brasil, a maior parte dos docentes não é formada nas melhores universidades - que, por sua vez, pouco abordam a didática das disciplinas. "Os professores brasileiros não são ensinados a ensinar o currículo. Eles estudam teorias e têm de aprender a lecionar na prática, o que não é um bom método", avalia.


Diretores envolvidos
Além disso, a função do diretor da instituição de ensino em Cuba, afirma o pesquisador, é bem definida: "Ele é responsável pelo nível de instrução de cada estudante. Os diretores sabem exatamente o que cada aluno está aprendendo, sabem o que acontece na escola e com a família". "No Brasil, este papel não é claro. Raramente os diretores visitam as salas de aula", acrescenta.

E o trabalho desse gestor na ilha é beneficiado pelo rigor de um conteúdo programático centralizado. "Em Cuba, não há diversidade no currículo. Em qualquer lugar do país, os estudantes devem aprender a mesma matéria ao mesmo tempo. Isso não acontece no Brasil, há muita diversidade nos currículos", opina.

A abertura no currículo e a falta de rigor sobre o que deve ser ensinado tornam-se mais preocupantes, associados ao fato de que os alunos brasileiros são dispersos e menos solicitados a realizarem exercícios individuais ou coletivos durante as aulas - eles passam pouco tempo em cada tarefa. Em seu estudo de campo, Carnoy verificou isso filmando aulas de matemática nos dois países.

"Os estudantes cubanos recebem uma folha para resolverem problemas. Depois do trabalho, eles discutem de verdade os erros. No Brasil, ainda há professores que passam a matéria na lousa. Os alunos são chamados para resolverem no quadro-negro e, se erram, os professores apagam e não debatem", relata. "É possível mudar essa situação, o que vai exigir muito esforço e vontade política."


Contexto social
O contexto social, de acordo com Carnoy, é outro fator relevante na análise das notas. "Cuba é uma sociedade centralizada e há grande ênfase na educação. O Estado garante que as crianças recebam uma boa educação e saúde", aponta.

O cuidado com a saúde cubano leva ainda a uma nutrição mais vigorosa do corpo discente. Além disso, diz Carnoy, em Cuba praticamente não existe trabalho infantil e violência escolar. As crianças estudam em um ambiente mais seguro e menos desigual que o brasileiro.

"O contexto social em Cuba é muito melhor para as crianças com baixa renda. No Brasil, 40% dos pobres ou muito pobres vivem em condições muito difíceis para aprenderem", diz.

Mas, não, Carnoy não apoia o regime político fechado e autoritário da ilha. "Valorizo a liberdade, e esta é uma questão a se pensar. Vivo em uma sociedade que é muito desigual - 25% das crianças norte-americanas vivem na pobreza e não têm liberdades. Já, em Cuba, os adultos têm poucas liberdades, mas as crianças têm o direito de crescerem saudáveis", relativiza.

fonte: UOL Educação

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Volta às Aulas II





Integrantes do corpo docente, da direção e da coordenação pedagógica se reuniram ontem (segunda-feira - 03 de agosto) para discutir os rumos da Escola com relação a paralisação das atividades estabelecida pelo SINTEAL.

Em decisão tomada pela maioria, os profissionais optaram pelo retorno às aulas, a partir desta terça-feira, 04 de agosto.

Participaram do encontro os (as) seguintes professores (as):


Adriano
Cínthia
Eline
Erivaldo
Genilton
Jorge Luís
Joyce
Margarath
Mônica
Neide
Ozélia
Raqueline
Roberto Vieira
Silvana
Tereza
Valdi


Registramos que, além dos presentes, outros professores também manifestaram sua decisão de retornar às aulas.