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quinta-feira, 18 de junho de 2009

Resultado da Eleição dos Membros do Conselho Escolar






Data: 18 de junho de 2009.

Período de mandato: 2009 - 2011


RESULTADO:


Segmento - Alunos:
Votantes: 850 alunos

Anderson - 159 votos (Suplente)
Leandro - 92 votos
Maria de Fátima - 85 votos
Maria do Socorro - 102 votos
Rosineide - 91 votos
Vanilson - 321 votos (Efetivo)

Segmento - Professores:
Votantes: 44 professores

Adriano - 4 votos
Aparecida - 8 votos
Deno - 10 votos (Suplente)
Jorge Luís - 22 votos (Efetivo)


Segmento - Funcionários:
Votantes: 27 funcionários

Agustinho - 10 votos (Efetivo)
Adriel - 6 votos
Pedro Baêta - 1 voto
Rita - 10 votos (Suplente)

Segmento - Pais:
Votantes: 58 pais

Marcelo - 4 votos
Maria das Virgens - 6 votos
Raimunda - 24 votos
Vera - 24 votos


Brancos: 31 votos
Nulos: 7 votos

Inscrições para o ENEM 2009


O Exame Nacional do Ensino Médio está diferente. Agora, ele servirá como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos institutos federais. A prova está mais abrangente, com questões mais próximas da realidade dos estudantes. O novo exame também ajudará a melhorar a qualidade do ensino médio. As inscrições para a prova deste ano, que será realizada em outubro, estão abertas até 17 de julho e devem ser feitas no portal do Ministério da Educação.

CLIQUE AQUI E FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O NOVO ENEM:

1. Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem? Atá 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino mádio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. A proposta á reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do ensino mádio. O objetivo á aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, alám de redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

2. Por que mudar o Enem? A grande vantagem que o MEC está buscando com o novo Enem á a reformulação do currículo do ensino mádio. O vestibular nos moldes de hoje produz efeitos insalubres sobre o currículo do ensino mádio, que está cada vez mais voltado para o acúmulo excessivo de conteúdos. A proposta á sinalizar para o ensino mádio outro tipo de formação, mais voltada para a solução de problemas. Outra vantagem de um exame unificado á promover a mobilidade dos alunos pelo País. Centralizar os exames seletivos á mais uma forma de democratizar o acesso a todas as universidades.

3. Por que fazer o Enem 2009? A mádia de desempenho obtida no Enem será imprescindível para pleitear uma vaga nas instituições de ensino superior que adotarem o exame como ferramenta de seleção, de maneira integral ou parcial. Alám disso, o Enem continua a servir como referência para uma auto-avaliação sobre o ensino mádio e qualidade do ensino, e sua nota continuará a ser critário de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni). O Enem 2009 vai ainda promover a certificação de jovens e adultos no ensino mádio e, a partir do ano que vem, vai medir o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas instituições de ensino superior.

4. Quem poderá participar do Enem 2009? O novo Enem manterá a característica de ser um exame voluntário. Alunos concluintes do ensino mádio e pessoas que terminaram este nível de ensino em anos anteriores, os chamados egressos, ainda podem realizar a prova. A novidade á que a prova vai valer tambám para certificação de conclusão do ensino mádio, o que torna o Enem tambám uma oportunidade para cidadãos sem diploma nesse nível de ensino, desde que na data de realização da prova tenham 18 anos, no mínimo.

5. É recomendável aos alunos que ainda não vão concluir o ensino mádio neste ano fazer o Enem 2009? Não. O Enem foi criado especificamente para os estudantes que estão no último ano ou que já concluíram o ensino mádio. O Ministário da Educação aconselha que os alunos prestem o exame no período mais adequado, que á o ano de conclusão desse nível de ensino. Alunos de outras sáries sempre terão oportunidade de se preparar para a prova analisando as edições anteriores do exame, que ficarão disponíveis na página do Inep/MEC imediatamente após sua aplicação.

6. Como serão as inscrições para o Enem 2009? Todas as inscrições para o Enem 2009 serão realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço http://enem.inep.gov.br/inscricao. Concluintes de escolas públicas e privadas, egressos do ensino médio e candidatos à certificação, poderão se inscrever a partir das 8h do dia 15 de junho, até às 23h59 do dia 17 de julho, e deverão adotar o seguinte procedimento:
– acessar a página da Internet http://enem.inep.gov.br/inscricao, durante o período das inscrições;
– preencher ou atualizar os dados cadastrais;
– preencher o cadastro de inscrição com as informações necessárias, inclusive a cidade escolhida para realização do exame, dentre as apresentadas, e se pretende utilizar os resultados do exame para efeito de certificação, na forma da lei;
– enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada;
– o concluinte isento do pagamento da taxa de inscrição deverá imprimir, na seqüência, o comprovante de inscrição;
– o concluinte ou egresso pagante deverá imprimir, na seqüência, o boleto para efetuar o pagamento em qualquer agência de estabelecimento bancário, integrado ao Sistema Nacional de Compensação, no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) ou solicitar isenção de taxa;
– a efetivação da inscrição somente ocorrerá após o recebimento pelo INEP do comprovante de pagamento enviado pelo Banco do Brasil;
– os comprovantes de inscrição dos participantes referidos estarão disponíveis no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao. É de inteira responsabilidade do inscrito a obtenção e guarda do comprovante da inscrição, sem o qual ele não poderá participar do exame.

Isenção: Serão isentos do pagamento da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio, em qualquer modalidade, matriculados em instituições públicas de ensino. Os demais participantes poderão solicitar a isenção no ato da inscrição do Enem, mas será necessário preencher os requisitos estabelecidos no Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. O deferimento dos pedidos de isenção deverão ser acompanhados a partir do dia 10 de julho de 2009, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao. Para participarem do Enem 2009, os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos deverão acessar a página http://enem.inep.gov.br/inscricao, imprimir o boleto e efetivar o pagamento da inscrição até o dia 17 de julho de 2009.

7. Atendimento especial para o Enem 2009 Para receber atendimento apropriado, o participante com deficiência física deverá obrigatoriamente declarar, no ato da inscrição, o tipo de atendimento especial que necessita para realizar o exame. Aos detentos ou internos, matriculados em programas especiais de educação de ensino mádio em unidades prisionais ou hospitalares, será oferecido aplicação da prova nos locais de detenção ou internação em que se encontrem, mediante termo de compromisso específico. Para isso, a coordenação responsável deverá solicitar ao Inep o formulário do Termo de Compromisso para a aplicação do Enem. O documento deverá ser encaminhado ao Instituto atá o dia 10 de julho.

8. Qual a taxa para inscrição no Enem 2009? Alunos concluintes do ensino mádio em escolas públicas se inscrevem ao Enem gratuitamente. Tambám não pagam taxa todos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2006, 2007 e 2008. Para os outros casos, a isenção deverá ser solicitada de 15 a 19 de junho 2009, no endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br/inscricao. A relação de pedidos deferidos será divulgada atá 3 de julho. Nas demais situações, o valor da taxa de inscrição á 35 reais, como no ano passado.

9. Confirmação de inscrição: Todos os devidamente inscritos receberão o Manual do Inscrito, contendo as informações gerais sobre o Enem 2009, as competências e habilidades a serem avaliadas, os critérios de avaliação de desempenho dos participantes nas provas, bem como o questionário socioeconômico, com folha de respostas própria. O Manual do Inscrito será enviado, via Correios, para o endereço indicado no ato da inscrição. O inscrito no Enem 2009 deverá responder o questionário socioeconômico e entregar a folha de respostas no dia e local de realização das provas. O inscrito tambám irá receber um Cartão de Confirmação de Inscrição. O cartão contám o local onde será realizado o exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. Caso o inscrito não receba o seu Cartão de Confirmação de Inscrição até o dia 25 de setembro de 2009, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página http://enem.inep.gov.br/consulta.

10. Aplicação da prova O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 03 e 04 de outubro, da seguinte maneira: no dia 03/10/2009 (sábado): das 13h às 17h30 ­ Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. no dia 04/10/2009 (domingo): das 13h às 18h30 ­ Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. á recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia. Por motivo de segurança, não será permitido aos participantes se ausentarem da sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame. Os participantes só poderão sair com o caderno de questões após quatro horas de prova.

11. Quem vai elaborar a nova prova do Enem 2009? As provas do Enem sempre são elaboradas por especialistas do Inep, e assim tambám será em 2009. A elaboração exige domínio da tecnologia em avaliação educacional empregada, que á especializada e complexa, e na qual o Inep possui experiência de mais de dez anos ­ Teoria da Resposta ao Item (TRI). As diretrizes dessa prova ­ isto á, objetivos, conteúdos, enfim, o desenho ­ á que serão definidas pelo Comitê de Governança.

12. O que á o Comitê de Governança e quais suas atribuições no novo Enem? A pedido da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foi criado um Comitê de Governança. O Comitê tem entre suas responsabilidades discutir e acompanhar a elaboração do novo Enem e seu impacto no currículo do ensino mádio. Fazem parte do Comitê de Governança representantes do Inep, do Ministário da Educação, da Andifes e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). As principais dúvidas e sugestões sobre o Novo Enem estão sendo estudadas em reuniões desse Comitê.

13. Como será a prova? O novo exame será composto por testes em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias. A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Veja aqui o conjunto de habilidades exigidas em cada área de conhecimento e os conteúdos específicos do currículo associados a elas.

14. Qual será o tempo de duração das provas? No dia 03/10/2009 (sábado): das 13h às 17h30 ­ Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 04/10/2009 (domingo): das 13h às 18h30 ­ Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

15. As disciplinas abordadas pela prova do Enem terão pesos diferentes? A prova do Enem trará cinco notas diferentes, uma para cada área do conhecimento avaliada e uma para a redação. Não haverá diferenciação dos pesos. O que pode ocorrer á que, nos processos seletivos, as instituições utilizem pesos diferenciados entre as áreas para classificar os candidatos, de acordo com os cursos pleiteados.

16. As questões da prova terão pesos diferentes? A nova prova do Enem será estruturada na metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), que garante a comparabilidade das notas entre diferentes edições a partir da calibração do grau de dificuldade das questões. Dessa forma, diferentemente dos anos anteriores, as questões da prova do Enem serão distribuídas em graus diferenciados de complexidade. Isso significa que, no cálculo final da nota em cada área, as questões mais difíceis valem mais que as questões menos complexas.

17. Haverá questões regionais na prova do Enem? Não. Nenhum exame do Inep/MEC contempla questões regionais. Todas as avaliações, como a Prova Brasil / Saeb, Enem etc., têm caráter nacional e devem garantir iguais condições de participação entre estudantes de qualquer lugar do País. Conteúdos regionais poderiam prejudicar estudantes entre as regiões diversas.

18. Quando sairão os resultados do Enem 2009? A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, os participantes do Enem 2009 receberão o Boletim Individual de Resultado. As mádias serão enviadas via Correios no endereço indicado na ficha de inscrição. Para consultar os resultados individuais pelo site do Inep serão necessários o número do CPF e a senha de acesso, cadastrados na fase de inscrição. Para subsidiar os processos seletivos, os resultados estarão disponíveis para as instituições de ensino superior em: Divulgação dos resultados das quatro provas de múltipla escolha: 4 de dezembro de 2009 Divulgação do resultado final, incluindo a redação: 8 de janeiro de 2010

19. O Enem sempre foi uma avaliação diferenciada por priorizar a interpretação dos alunos em vez da chamada "decoreba". Essa característica será mantida? Sim. A prova do Enem se diferencia das demais por ser estruturada em habilidades, incentivando o raciocínio e trazendo questões que medem o conhecimento dos alunos por meio de enfoque interdisciplinar. A nova prova vai manter essa característica, agregando às habilidades medidas um conjunto de conteúdos formais mais diretamente relacionado ao que á ministrado no ensino mádio. Mas sem abandonar as questões contextualizadas, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não a mera memorização de informações.

20. Uma pessoa que não for bem no Enem 2009 terá a chance de fazer outra prova e melhorar a sua nota? Sim, o aluno pode fazer o Enem quantas vezes quiser, mesmo que tenha concluído o ensino mádio já há alguns anos.

21. Haverá mais de uma edição do Enem por ano? A proposta inicial á a de que o Enem seja oferecido duas vezes por ano. O Enem 2009 será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro, e uma nova edição deverá ser aplicada em março ou abril de 2010.

22. Como estudar para o novo Enem? Alunos que já estão se preparando para o vestibular tradicional serão prejudicados? O novo Enem á estruturado levando em conta os conteúdos ministrados no ensino mádio. A inovação á na forma de abordagem desses conteúdos, com foco no conjunto de habilidades que o aluno deve ter ao final do ensino mádio, e não na mera acumulação de fórmulas e informações desvinculadas da aplicação. Ou seja, uma prova que valorize mais o raciocínio e não a chamada “decoreba”. Portanto, quem vem se preparando para uma prova tradicional de seleção e para o antigo Enem está preparado para o novo Enem.

23. A nova prova do Enem vai trazer questões sobre língua estrangeira? O Comitê de Governança definiu que o Enem 2009 não trará questões de língua estrangeira. A partir da próxima edição da prova isso será abordado, e já consta da matriz de habilidades e conteúdos associados do Enem 2009.

24 O Inep/MEC vai disponibilizar um simulado com questões do novo Enem? Sim. A previsão á que sejam disponibilizadas questões-modelo do novo Enem antes da aplicação da prova, em data a ser definida.

25. O Inep/MEC continuará a divulgar os resultados do Enem por escola? Sim. Não está prevista nenhuma alteração na divulgação dos resultados dos alunos no Enem por escola.

26. Para fazer o Enem o interessado já deve ter decidido o curso ou instituição onde pretende prestar o vestibular? Não. As inscrições para o novo Enem devem começar já em junho, e a prova será realizada em outubro. Os processos seletivos das instituições de ensino superior só devem iniciar-se em meados de dezembro. Na inscrição para o processo seletivo á que o aluno decide a qual curso quer concorrer.

fonte: ENEM/INEP

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Menos de 40% dos estudantes de nível médio e fundamental terminam os estudos em Alagoas

Dados estão em estudo publicado hoje pela Unicef


por Redação com UnicefBrasil


Só 53,7% das crianças e dos adolescentes brasileiros matriculados no ensino fundamental conseguem concluir a 8ª série (9º ano). A realidade é mais grave na Região Norte, onde o índice de concluintes é de 28,7%. No Pará, são 22,3%, menos da metade da média nacional. É o que mostra relatório divulgado nesta terça-feira pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

No ensino médio, a situação é ainda pior: só 50,9% dos jovens chegam ao fim do curso. No Amapá e no Acre, o percentual é mais baixo: 35,5% e 37,4% respectivamente.

O Nordeste é a região com pior indicador no ensino médio: só 44,6% de concluintes, percentual próximo do encontrado no Centro-Oeste (44,8%) e no Norte (45,2%).

“A repetência não ajuda. Se ela criasse pessoas qualificadas, o Brasil era o país com mais gênios no mundo "

Segundo o relatório, um em cada quatro estudantes de ensino médio no Brasil é reprovado ou abandona a escola. Citando dados de 2007, o estudo informa que 12,7% dos jovens matriculados no nível médio foram reprovados e outros 13,2% largaram o estudo, totalizando 25,9%.

Alagoas

A situação apontada pelo estudo da Unicef em Alagoas é gravíssima, foi detectado que apenas 37% dos 108.659 estudantes que entram no Ensino Fundamental, ou seja, apenas 40.268 conseguem completar os estudos.

Já no ensino médio a situação é ainda pior, Alagoas tem a última colocação entre os estados do Nordeste com apenas 24.342 concluintes entre os 61.289 que entram nas escolas.


fonte: Cada Minuto

domingo, 7 de junho de 2009

Projeto "Cidade do Penedo: ontem e hoje"

Disponibilizamos alguns registros das atividades realizadas pelos estudantes dos terceiros anos da nossa escola, dentro da programação do Projeto "Cidade do Penedo: ontem e hoje", coordenado pelo professor de História Valdi Fernando.

Palestras com autoridades locais, pesquisas, exposições e competições culturais fizeram com que os participantes conhecessem mais um pouco da rica história da cidade do Penedo, discutissem questões atuais e refletissem sobre os melhores rumos para o nosso município.

Parabenizamos o professor Valdi e os demais professores envolvidos no Projeto, bem como todos os alunos. Abaixo, algumas fotos mostram a criatividade e o empenho dos participantes.

PRIMEIRO DIA (04/05/2009)



Prof. Valdi e alunas do 3º ano do Ensino Médio


Deputado Estadual Manoel Santana, conversando com nossos alunos


Exposição de produtos artesanais típicos da nossa cidade

SEGUNDO DIA (05/05/2009)



Prof. Valdi Fernando, Vereadores Billi Marques e Messias Lima


Auditório atento às apresentações


Radialista Martha Mártyres e Diretora Raqueline Souza

TERCEIRO DIA (06/05/2009)


Prof. Valdi Fernando e Prefeito Alexandre Toledo


Estudante participando dos debates


Estudante participando dos debates

quinta-feira, 4 de junho de 2009

'Areias que Falam': Um mergulho na história das comunidades do Velho Chico

Nesses tempos de crise econômica, ambiental, ética..., e aproveitando ainda o ensejo da "semana do Meio Ambiente" vale a pena conferir a matéria divulgada no site Cada Minuto sobre a pré-estréia do vídeo "Areias que Falam", dirigido por Arilene de Castro. O documetário mostra de forma poética a realidade dos ribeirinhos que vivem nas localidades de Pontal da Barra/AL, Cabeço/SE e Pixaim/AL.

Então, se o mal estar físico decorrente do calor ou frio excessivos, se as sucessivas catástrofes naturais, que por vezes destroem cidades inteiras, matando alguns e desalojando muitos, e se nem mesmo a iminência de um colapso total ainda não são suficientes para justificar atitudes moralmente éticas, ambientalmente sustentáveis e economicamente rentáveis, desejamos ardorosamente que a poesia e a música, aliadas nesse excelente trabalho cinematográfico, possam sensibilizar nossas autoridades, sobretudo aquelas que insistem na efetivação da equivocada obra de transposição do Rio São Francisco.

Confiram abaixo o vídeo e a entrevista com a diretora responsável.


Documentário, da diretora Arilene de Castro, tem pré-estreia nesta quinta-feira


por Anna Cláudia Almeida


A beleza da Foz do Rio São Francisco esconde impactos ambientais e alterações vividas pelas suas comunidades. Esta é a temática do Documentário “Areias que Falam”, de Arilene de Castro, resultado do projeto premiado na quarta edição do Programa Doc TV em Alagoas, que terá a pré-estréia hoje (04), às 20 horas, no Armazém Uzina, bairro de Jaraguá, em Maceió.

O evento, aberto ao público, faz parte do lançamento oficial do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro, que em Alagoas é realizado pelo Instituto Zumbi dos Palmares, através da TV Educativa de Alagoas em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas em Alagoas, com o apoio do Banco do Nordeste.

“Areias que Falam” são fragmentos poético-reflexivos da região da Foz do Rio São Francisco (Pontal da Barra/AL, Cabeço/SE e Pixaim/AL), dirigidos pelo olhar ribeirinho de Arilene de Castro: casas soterradas por dunas e queimadas, invasão do mar, barragens e hidrelétricas, assoreamento do rio, escassez de alimentos, resistência, hábito secular e esperança.



O documentário é um mergulho na história esquecida dessa região, numa narrativa organizada a partir de fragmentos da fala dos próprios moradores, possibilitando aos ribeirinhos falar de seus saberes, medos e sonhos, criando uma comunicação carregada de ancestralidade e livre de releituras elaboradas.

Acompanhe abaixo uma entrevista que a diretora do documentário, Arilene de Castro concedeu ao portal CADAMINUTO.

CADAMINUTO: O que vem a ser “Areias que Falam”?


Arilene de Castro: Um pedacinho da história de pessoas simples, que tiveram suas vidas tecidas pelas águas da Foz do Velho Chico.

CADAMINUTO: Como surgiu a idéia em produzir um vídeo sobre as comunidades que vivem as margens do Velho Chico?

Arilene de Castro: A idéia de fazer um vídeo sobre a comunidade de Pixaim existiu desde que comecei, em 2000, a trabalhar com publicidade. Até então, minha paixão era apenas o teatro, sua magia, seus cenários, seus personagens, seus atores e atrizes. Só quando comecei a trabalhar com vídeo, fazendo produção de comerciais na VTK Vídeo Produções, descobri que além do teatro existiam outros mundos, outras magias, com suas diferenças e também semelhanças, que me possibilitaria guardar para sempre um momento, um rosto, uma ação. Eu estava descobrindo, ainda que não soubesse, a sétima arte. Mesmo sendo de Piaçabuçu, tendo crescido as margens do Rio São Francisco, só conheci a comunidade de Pixaim, em 1999, quando dava aulas de teatro na Fundação Cultural de Piaçabuçu e ingressei no Grupo de Artes Caçuá. Fomos para festa de Nossa Senhora da Conceição, brincamos com as crianças, andamos de perna de pau nas dunas (que experiência!), cantamos e dançamos.

CADAMINUTO: Você já havia inscrito o seu projeto em 2006 e acabou sendo desclassificada. O que te levou a não desistir do projeto?

Arilene de Castro: Queria muito que um pouco da história de minha terra fosse conhecida no mundo todo, mas que essa história fosse contada pelas pessoas que vivem na região, com suas palavras, seus sentimentos, seus pontos de vista, sem interlocutores ou releituras, sem análises de especialistas ou a superficialidade de quem chega em um dia e vai embora horas depois. Queria que viesse de dentro pra fora e não ao contrário. Queria muito falar sobre o Rio São Francisco, “meu rio”, e essa era uma grande oportunidade, pois a exibição (que é um dos maiores “calcanhar de Aquiles” dos realizadores) já estaria garantida se o projeto fosse aprovado.

Depois, eu acreditava no “Areias Que Falam”, sabia que o projeto estava bem elaborado, sensível e que o tema, atual, despertava grande interesse. Por muitas vezes, escutava comentários, do tipo: “isso é enrolada, tem que ter conhecimento, é uma panelinha”, mas em momento algum, isso me intimidou, se eu ficasse me lamentando e falando de Deus e do mundo, esse filme não estaria hoje, concretizado e mais, ainda acredito que há pessoas sérias e honestas dispostas a contribuir com um mundo justo e acredito também na seriedade do Doc Tv.

CADAMINUTO: Como você selecionou os personagens reais que aparecem no documentário?

Arilene de Castro: Entre a turbulência em que me encontrava na oficina de Desenhos Criativos, uma das mais importantes decisões que tomei, foi de não ter apenas 03 personagens principais narrando o documentário, como era a idéia original: Sr. Aladin, representando a comunidade de Pixaim, Dona Adair, representando o povoado do Cabeço e Sr. Ozório (hoje, em memória), representando o Pontal da Barra. Ao invés de 03, resolvi apostar na fala de várias pessoas. O filme tomou outra dimensão. Muito mais trabalhoso, é verdade, mas bem mais forte, completo e singular. Sr. Aladin e Dona Adair, com suas lindas palavras, passaram a dividir a tela com outros sábios como o Sr. Zezé, o Duda, a Dona Camila, o Sr. João, a Maria ou as Marias, o Sr. João Lapada, a encantadora Gel, a Vilma e sua linda voz, o muito tímido Daniel, a Adriana, a Sandra, a Netinha, o Ilsinho, o Sr. Dié, o Carozo, a bela Aninha, o Carlinho Cearense, Sr. Loro, Sr. Leó, o Zuza, o Milton, o Gustavo, Sr. João Trindade, a maravilhosa Dona Ducarmo, Reginaldo, Coelho, Maria do Sr. João Cuzcuz, Dona Celina, Sr. Zé das Varas, Nilson, o sorridente Gagum, o Vânio, Antônio, Tânia, Edílson, Dona Rosa, Frei Carlos e outros mais, como o Zé Pendengo, o Nego, o Calixta, a Tanula, a Gil, a Tatá, a Mári, a Moça, a Eriane, a Simone, a Angélica, a Iara, etc, que nos doaram seus preciosos tempos, para que pudéssemos filmá-los em seu cotidiano.

CADAMINUTO: Em quanto tempo o documentário foi filmado e o que esse trabalho trouxe de positivo na sua vida profissional e pessoal?

Arilene de Castro: Passei 15 dias sozinha na comunidade de Pixaim, conhecendo as pessoas que ainda não conhecia, conversando muito com todas elas, fotografando, pensando, lendo, escrevendo, olhando e observando. Depois a equipe técnica chegou e filmamos durante 10 dias seguidos. Foi muito rico, mas também extremamente exaustante, pois o lugar, a pesar de extremamente belo, era completamente diferente do que todos nós estávamos acostumados: areia fofa, vento, sol escaldante, sem energia elétrica ou água encanada, sem banheiro, uma casa de taipa com todo mundo espalhado pela sala, quarto, corredor e barraca de campping no quintal. Os equipamentos eram carregados por um burrinho, numa carroça, por todos nós da equipe e pelas crianças da comunidade que sempre estavam por perto nos ajudando. Essa foi a primeira etapa. Voltamos a Piaçabuçu por mais duas vezes, onde ficamos por mais 6 dias no total. Na primeira etapa foi priorizado os depoimentos e na segunda, as imagens.

Profissionalmente aprendi muito. Acostumada com os filmes publicitários de no máximo um minuto, fiquei por várias vezes perdida ao pensar num gigantesco tempo (comparado aos vts de 30’, 1’) de 55’. Assisti muitos filmes, em especial documentários, observando a maneira como o diretor organizava a história, conduzia os depoimentos, posicionava a câmera, etc. Esse trabalho fez com que eu me conhecesse mais e entendesse meu processo criativo.

Se profissionalmente, os ganhos já foram consideráveis, como pessoa foi ainda maior. Nesse filme, pude exercer ao máximo minha sensibilidade e paciência. Aprendi ainda mais sobre valores que considero fundamentais, como o respeito às pessoas e ao planeta terra, nossa casa.

CADAMINUTO: Você nasceu e foi criada as margens do Velho Chico. Que magia o Velho Chico esconde que o espectador poderá conhecer nesse documentário?

Arilene de Castro: A beleza, simplicidade e sabedoria empírica de seu povo.

CADAMINUTO: O Rio São Francisco vem sofrendo diversos impactos ambientais. Como as comunidades ribeirinhas estão conseguindo sobreviver em meio a tantas mudanças?

Arilene de Castro: A sobrevivência nessas comunidades anda muito difícil, em especial para aqueles que vivem diretamente da pesca. Durante o tempo em que ficamos na Pixaim, presenciamos por várias vezes os pescadores voltarem pra casa sem ter pescado nada. Isso é muito triste, principalmente quando ouvimos as falas dos mais velhos, de como São Francisco era rico, com suas águas velozes, amarelas, trazendo fartura pra os ribeirinhos.

CADAMINUTO: Com o vídeo pronto, quem são as pessoas a quem você dedica esse trabalho?

Arilene de Castro: Em especial a meu pai, que me ensinou a amar aquela região e estava sempre presente (mesmo em outro plano), em toda filmagem. Ele era muito querido pelas pessoas, que me conheciam por ser sua filha, daí, conversávamos como se a gente já se conhecesse há anos. Tenho que agradecer muito também a minha mãe e a meu esposo, que sempre acreditaram em mim, as minhas irmãs, companheiras pra todas as horas e sem dúvida a todas as pessoas que contribuíram para realização desse filme, em especial a comunidade de Pixaim.

fonte: Cada Minuto