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terça-feira, 31 de março de 2009

Blog do poeta penedense Francisco Araújo


Francisco Araújo


pessoal, visite o blog do poeta penedense Francisco Araújo.

são textos lindos, que falam de sentimentos diversos, sonhos enternecidos, idéias formidáveis...

falam sobre o amor, sobre a vida, e sobre um certo penedo, pedaço duro de chão, que há séculos sustém e encanta nativos e viajantes, inspira sonhos e suscita paixões.

é esse sentimento telúrico que sempre atravessa, penetra e reveste as emoções e os pensamentos deste valoroso cidadão do Penedo.

visitem o blog verso da pedra

aproveitem a leitura!!!

prof.ª Mônica

PS: segue uma das poesias do Francisco Araújo que eu mais gosto:


Longe do mar

Nas esquinas das ruas interiores,
existe sempre um anjo
e uma fera também;
velhos de plácidas barbas brancas
e jovens revolucionários.
Velhos como um rio já passado,
velhos cansados da luta com um mar só seu;
um mar sempre terrível e revolucionário,
como seus jovens filhos.
Filhos revolucionários de velhos pescadores
cansados da luta:
da luta com as feras das veredas ancestrais,
da luta com a placidez dos anjos templários.
Nas esquinas das ruas interiores,
há sempre um guerra e uma paz;
uma trégua precária consigo mesmo,
uma guerra terrível com os demais,
uma paz eterna e imutável
e um acenar inevitável de bandeiras rubras.
Nas esquinas das ruas interiores,
há o que existe em todas as ruas do mundo:
velhos, feras e revolucionários,
rios, templos e anjos plácidos,
lutas, tréguas e bandeiras vermelhas.
Nas esquinas das ruas interiores,
há sempre um poeta que fala de ruas
e alguém que vai à luta contra
o mundo, também.

terça-feira, 24 de março de 2009

Projeto Vale Sonhar nas escolas avalia resultados

Projeto Vale Sonhar nas escolas avalia resultados
Projeto leva as escolas informações para diminuir gravidez precoce de estudantes



Maria Helena Vilela fala sobre os benefícios do Vale Sonhar.



Os multiplicadores de 80 escolas — responsáveis pela disseminação do Projeto Vale Sonhar nas unidades de ensino médio do Estado — participaram nesta segunda-feira (23) de um encontro para avaliar o desenvolvimento do projeto. O encontro aconteceu nas dependências do Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Centro de Estudo e Pesquisa Aplicada (Cepa), durante os turnos da manhã e da tarde.

Em Alagoas, o Instituto Kaplan é o responsável pelo desenvolvimento do Projeto Vale Sonhar. Segundo a representante do Instituto Kaplan, de São Paulo, a sexóloga Maria Helena Vilela, este foi o primeiro encontro do ano para retomar as ações do projeto.

“Vamos realizar novos encontros em abril, junho, agosto e no final setembro. Neste último realizaremos a primeira avaliação do projeto. Esta iniciativa tem sido muito bem aceita nas unidades educacionais”, frisou Maria Helena.

A representante do Instituto Kaplan explica o objetivo do projeto que contribui para a minimização da ocorrência da gravidez nas escolas. “Ele tem estimulado os alunos em seus estudos e proporcionado aos educadores um melhor conhecimento sobre a realidade de seus educandos”, garante a representante do Instituto Kaplan.

Projeto — O Projeto Vale Sonhar é realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o Instituto Kaplan e o Sistema Indústria, que engloba Sesi, Senai, Federação das Industrias e Instituto Euvaldo Lodi. O propósito do Vale Sonhar é unir o conhecimento sobre sexualidade, reprodução e contracepção ao sonho profissional de cada jovem como motivação para o sexo seguro. As primeiras turmas de coordenadores pedagógicos receberam a formação em outubro do ano passado.

fonte: Agência Alagoas

segunda-feira, 16 de março de 2009

Escola dispensa alunos por falta de professores
Além disso, faltam mesas e cadeiras para as aulas


Gazataweb - Isolda Herculano











A situação não é boa para alunos que frequentam a Escola Estadual Josefa Conceição da Silva, no bairro Canaã, em Maceió. Segundo denúncia apurada pela reportagem da Gazetaweb, faltam professores para ministrar disciplinas na instituição – que é a única pública a atender alunos dos ensinos fundamental e médio no bairro.

A diretora da escola, Ângela Cassiano, confirma a carência, especificando as disciplinas em que faltam docentes: Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Inglês e Biologia. Ainda segundo ela, a alternativa que resta para as lacunas na grade escolar é a espera ou a dispensa: “Quando não tem professor em sala, os alunos precisam ficar na escola, no pátio, até que o próximo horário chegue. Ou, então, se forem nos últimos dois horários, por exemplo, temos que dispensar”, confirmou Ângela.

O problema teria se evidenciado desde a saída de monitores na escola – antes do ano letivo de 2009 começar: “Quando tínhamos os monitores, eles substituíam os professores que faltavam”. Os profissionais que Ângela se refere eram funcionários não-concursados que tiveram seus contratos vencidos após dois anos de atuação. Teoricamente, a saída dos monitores deveria ser compensada com a chegada de professores concursados, o que não aconteceu.

A diretora declarou que a carência de professores já foi informada a Secretaria do Estado de Educação e ao Ministério Público (MP). A Promotoria do MP convocou, inclusive, uma reunião com todos os diretores de escolas – realizada no dia 6 de março – onde as evidências apresentadas foram incluídas numa ação pública contra o Estado: “Antes do chamado da Promotoria, nós já havíamos enviado solicitações com as carências da escola, que não são apenas de professores”, declara.

A saída encontrada pelos pais de alunos inconformados com a situação tem sido o pedido de transferência dos filhos. Alguns a teriam encontrado vagas no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol. Segundo ela, os pais estão cientes da situação da escola, pois muitos deles freqüentam as aulas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante a noite.

Mais carências


De acordo com Ângela, a carência da escola vai além dos professores: “Já solicitamos junto à 1ª Coordenadoria de Ensino, a presença de um vigilante e, principalmente, mesas e cadeiras para os alunos. Até agora, nada”, cobra. Segundo ela, o governo do Estado “prometeu” o material para o início do ano letivo, que começou em 18 de fevereiro, mas ainda não se tem previsão de quando ele chegará.
“Durante a tarde já tivemos que cancelar aulas por falta de cadeira. Mandamos os alunos para casa”, denunciou. No laboratório de ciências da escola, há material para as aulas, mas faltam cadeiras e mesas. A diretora informou que a situação se dá porque eles precisaram retirá-las para o uso em sala de aula. No transporte entre uma sala e outra, os alunos chegam a perder até 20 minutos das aulas, informou ela. O laboratório de informática, que possui 10 computadores, também é usado como depósito, por falta de um lugar adequado.
Para a diretora, é preciso uma maior organização e a não-morosidade dos órgãos competentes. Ângela também acredita que já é hora do bairro ganhar mais uma unidade pública de ensino: “Temos uma faixa de 300 crianças fora da escola no bairro. Sabemos isso porque os pais já vieram procurar vagas e precisamos negar. Não temos capacidade de absorver esses alunos”, lamenta.

A ação do MP contra o governo do Estado, impetrada no dia 3 de março, por falta de professores da rede pública em Alagoas, constatou que 20 escolas enfrentam a carência de docentes. Segundo determinação, o governo tem 20 dias para normalizar a situação.

FONTE: material publicada no site Gazeta de Alagoas.

Formandas do Curso Normal de 1941

Essas fotos são de uma peça que compõe o acervo histórico da nossa Escola. Uma espécie de escudo, com as fotografias e os nomes das formandas, do paraninfo e do então diretor da Escola.

(em breve, postaremos a lista nominal das pessoas que aperecem na imagem.)


terça-feira, 10 de março de 2009

Secretaria de Educação do Estado deve R$ 6 milhões a fornecedores

esse comentário postado no blog do Celio Gomes nos revela um pouco mais sobre a precária situação do serviço público estadual, o que compromete o trabalho e a vida de todos nós.



A Secretaria de Estado da Educação deve hoje cerca de R$ 6 milhões a fornecedores dos mais variados serviços e produtos - de papel a carro, de alimento a material de limpeza. O último pagamento foi em dezembro passado. Pequenos e médios empresários estão pra lá de preocupados com a falta de resposta às cobranças. A dívida total estaria entre R$ 6 milhões e R$ 7 milhões.

Detalhe grave é que o Estado não paga pelos serviços e produtos, mas continua fazendo uso natural deles. Nas várias vezes em que foram ao governo em busca do dinheiro ou de alguma previsão, a resposta foi a mesma: nada.

Até agora, na verdade, a Secretaria de Educação deu, sim, uma explicação aos fornecedores: a culpa é da Secretaria da Fazenda. A Sefaz estaria segurando a “verba de custeio”. Por que? Não sabemos. O governo vai explicar; é só uma questão de tempo.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Charge

esse vídeo do Maurício Ricardo merece nossa atenção:

(CLICK PARA VER)

segunda-feira, 2 de março de 2009

Tarefa Solidária

Pessoal, conforme prometido, postamos as fotos dos alimentos arrecadados e do trabalho de distribuição feito pela Escola. Graças ao empenho dos alunos e professores envolvidos no Projeto, foi possível atendermos um número significativo de famílias necessitadas. Ajudamos pessoas de vários pontos da cidade, principalmente dos bairros Castro Alves, Santa Luzia e Centro. Sem dúvida, foi uma experiência muito especial para todos nós, pois verificamos que quando há seriedade e organização é possível superarmos as dificuldades e realizarmos boas ações. Nosso agradecimento aos alunos e professores, que arrecadaram alimentos, bem como a toda comunidade penedense e das localidades próximas, que colaborou com doações, acreditando no trabalho social proposto por nossa instituição naquela oportunidade.







PARTE DOS ALIMENTOS ARRECADADOS







ALGUMAS DAS FAMÍLIAS QUE FORAM ASSISTIDAS